Dicas,  Ideias,  Organização

10 Dicas para Eliminar a Bagunça do Guarda-Roupa!

Durante a corrida do dia a dia acabamos deixando o nosso guarda roupa uma zona de bagunça, dificultando para arrumá-lo principalmente se o espaço for menor. Certamente, este fato ocorre com grande parte das pessoas, mas existe soluções para amenizar esse problema.

A primeira coisa essencial que devemos fazer antes de começarmos a organizar o guarda roupa, é deixar a preguiça de lado. Isso mesmo! Temos que dar adeus a preguiça e a bagunça!

Há pessoas que desejam a organização do seu guarda roupa e da sua casa, no entanto, não fazem nada para modificar aquela situação. Pensam que tudo vai se mover sozinho e não é assim que funciona. Deixam a sua preguiça dominá-los e é preciso ter o hábito de manter tudo no seu devido lugar.

Porque quando mantemos este hábito, obtemos benefícios para nossa forma de viver e nossa saúde. Gerando em nós uma sensação de bem estar, boa qualidade de vida, ambiente mais limpo e organizado.

Com a organização alcançamos tanto praticidade quanto a otimização do nosso tempo diário. E se para você conviver em uma desorganização não trás malefícios para a sua vida ou saúde saiba que isso acarreta. Manter-se em uma bagunça não apenas nos deixa estressados, mas também é muito desgastante.

E você que está lendo? Decidiu dar adeus a preguiça e começar a arrumar o seu guarda roupa?

Neste artigo te auxiliarei com 10 dicas essenciais para solucionar esse problema. Porém, se não é só o seu guarda roupa que está uma bagunça total e quer saber como organizar a sua casa. Clique aqui que você aprenderá exatamente o que fazer com a sua casa e com toda a desordem.

Eliminando a Bagunça do Guarda-Roupa

Encontra-se em algumas pessoas dificuldades sobre como arrumar o guarda-roupa. Suas dúvidas frequentes são: Como definir o espaço para cada tipo de peça e o que fazer se o espaço for pequeno. Outra questão que aparece juntamente é: Qual roupa deve ou não ser pendurada nos cabides. Então, a seguir, confira dicas para resolver essa dificuldade:

1 – Comece Descartando Peças

Esse é o momento para decidir o que fica e o que deve levar um novo caminho. No entanto, se você se apega facilmente aos objetos e roupas, iremos ter dar uma super dica que irá facilitar a sua vida: Divida por categoria, conforme o diagrama:

Depois de categorizar o que fica e o que sai. Vamos começar a organizar o guarda roupa e é primordial que seja pela desocupação. Retirando tudo o que há dentro dele para começar a arrumar corretamente. Comece a organizar por tipo de itens:

Por exemplo: blusas, casacos, vestidos, calças e etc.

Disponibilizando tudo conforme o seu gosto. Lembrando que as peças com uso frequente deve sempre colocar a vista, buscando mais facilidade ao procurar. Já as peças com menos uso colocar em lugares de menos frequência.

Uma outra forma de manter tudo bonito é separando cada peça por cor, por tipo de roupa, por tamanho e cabides do mesmo modelo.

Não se esqueça mais uma vez, de desfazer do que não utiliza mais, ou seja, diminui o volume de roupas no seu guarda roupa.

2 – Identificando

Colocar etiquetas facilita muito para identificar o lugar certo onde guardar as coisas. Principalmente, para quem não tem o hábito de tirar e colocar no seu devido lugar, após o uso.

A etiqueta é bem útil para quando você não lembra onde estava tal peça ou qual era o seu espaço definido. Além disso, com o uso delas não terá aquela velha desculpa de “não sei onde guarda, onde está ou não estou encontrando“…

3 – Utilizando Caixas

Caso você tenha poucas peças, até mesmo uma peça de um tipo de roupa ou algo que não se encaixa em nada, utilize as caixas organizadoras! Elas servem muito bem para essas coisas e você pode usar conforme quiser.

4 – Colocando Cabides

É uma ótima ideia colocar cabides em seu guarda-roupa, pois, eles ajudam na questão visual ao procurar o que vestir e facilita a hora de guardar a roupa e encaixar no varão. Busque por cabides do mesmo modelo, de forma que aguente roupas mais pesadas, assim podendo evitar qualquer dano.

Algumas roupas tem a grande necessidade de serem colocadas em cabides. Como por exemplo: os casacos, roupas de festas e ternos, além disso, o ideal é usar cabides específicos. São diferentes por conservar melhor os tecidos, evitando estragos.

5 – Obtendo Divisórias

As roupas íntimas sempre preferimos tê-las guardadas em uma gaveta, mas a maior parte do tempo passam todas bagunçadas. No entanto, uma boa opção é a utilização de divisórias, organizadores de gavetas, pois facilita a organização e melhora a visualização da peça.

6 – Guardando as Malas

As malas ou bolsas de viagem são bem grandes e ocupam muito espaço, então o ideal é elas ficarem o mais alto possível no guarda-roupa. Porque, são úteis somente quando ocorrer uma viagem, a não ser que você seja uma pessoa que viaje bastante, assim serão utilizados com mais frequência.

Você pode guardar as malas menores dentro das maiores, reduzindo mais o espaço ocupado. Caso você possua itens que raramente são usados, vale guardá-los juntamente dentro das malas.

7 – Bolsas em Prateleiras

Bolsas é uma coisa que mulheres não deixam de ter. Alguns guarda-roupas não possuem lugares para colocar as bolsas, então, consequentemente, muitas mulheres deixam jogadas dentro junto com as roupas ou até mesmo fora.

Para você que não sabe a onde colocar as suas bolsas, saiba que as divisórias caem super bem para esse uso, ela contribui com o espaço e melhora a busca pela peça.

Já as bolsas de festas que são menos utilizadas e sua grande maioria são usadas apenas para ocasiões especiais, elas podem ser guardadas tanto nas prateleiras ou em caixas organizadoras nas prateleiras. O seu uso é pouco em vista das outras por isso podem ser colocadas na parte alta do guarda-roupa também.

8 – Roupas de Cama

As roupas de cama podem ocupar espaço no guarda-roupa, por isso a melhor forma de fazer para deixar organizado é guardar todas as peças de jogo juntas e dobradas. Coloque as fronhas e o lençol de baixo dentro do lençol de cima, formando um pequeno “pacote”.

Há as cobertas mais finas e leves que devem ser guardadas em forma de rolo, ajudando a obter mais espaço. Os edredons menores podem ser feitos da mesma maneira, mas os grandes devem ficar dobrados. O melhor local para guardá-los são em nichos ou maleiros.

Caso não possua nenhum desses, pode-se colocar na parte superior do seu guarda-roupa, o que também ajuda a ter mais espaço nos demais ambientes do guarda-roupa.

9 – Mantendo a Organização

Depois de arrumar o seu guarda-roupa e deixá-lo bonito, bem organizado e limpo, você deve imaginar como fazer para o manter desse jeito, né? Não irá querer tê-lo todo bagunçado novamente.

Por isso, a melhor forma de manter essa organização impecável é deixar tudo no seu lugar e fazer a manutenção diária. Não deixe nada jogado ou nada fora do lugar. Defina um espaço para cada coisa, mantenha o hábito de colocar de volta no lugar.

10 – Organizando do seu Jeito

Diante dessas dicas, que você possa escolher qual é o melhor jeito de organizar o seu guarda-roupa. Encontre o seu gosto e o que funciona melhor para você, sendo de acordo com o seu modo de pensar e com o seu dia a dia.

Que você possa se sentir bem ao arrumar conforme o seu gosto. Usando o que preferir, seja ela prateleiras, cabides ou gavetas. Talvez, prefira as roupas que usar mais nos cabides e as que usar menos nas gavetas, por isso, observe e veja qual jeito que mais te agrada.

Tenho certeza que você ao manter o hábito de colocar tudo de volta no seu lugar e de manter a organização diária no seu guarda-roupa, ficará tudo bem mais limpo e organizado. Sem contar que, caso tenha mais pessoas dentro da casa vale todos colaborarem na organização também.

Lembre-se: Tudo é Questão de criar o Hábito!

Afinal, não é tão difícil assim. Porque com essa organização os seus dias serão mais práticos e você não terá que ficar procurando que roupa vestir durante tempos.

Desse modo você terá a facilidade de visualizar tudo rapidamente, tudo ficará ao alcance dos seus olhos e haverá mais tempo para aproveitar o dia. Por esse motivo, tome uma ação hoje mesmo e você verá a transformação.

O que acharam dessas dicas? Espero ter ajudado muito a vocês! Se tiverem mais alguma ideia sobre como organizar o guarda-roupa, deixem nos comentários. Irei adorar saber mais dicas e como vocês estão se saindo na organização. E não deixem de compartilha este artigo com alguém que esteja precisando de uma ajudinha no guarda-roupa, viu!

Olá! Muito prazer sou Fernanda Antunes, estudante, blogueira e nas horas vagas cantora rs. Este é o meu blog. Criado com muito carinho com o intuito de dar dicas bem legais para ajudar a cada um que o visita e que ama praticidade. Sejam todos bem vindos para compartilhar suas ideias juntamente comigo. Espero que gostem, sintam-se em casa! Ah! E obrigada pela visita!

Receba Mais Novidades

Gostou deste artigo? Que tal me acompanhar nas redes socias para obter mais dicas? Você também pode receber notificações diretamente do seu aparelho celular ou computador, basta clicar no botão abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *