pincéis-de-maquiagem
Beleza,  Dicas

3 Maneiras de lavar os Pincéis e Esponjas de Maquiagem

Na hora de fazer aquela make do dia-a-dia ou para uma festa os pincéis e esponja sempre são os nossos aliados. Mas é muito importante sempre manter a limpeza desses itens, porque faz toda diferença na maquiagem também.

Além de ser uma questão de higiene, limpar os itens de maquiagem da maneira correta faz com que não ocorra das bactérias entrarem em contato diretamente com a nossa pele.

Mas, você sabe como se limpa os pincéis e esponjas de maquiagem? Hoje vou dar algumas dicas para você de como você pode limpar os pincéis e a sua esponja e ainda como mantê-los limpos. Assim, podendo ter uma make melhor ainda!

Porque é Necessário Limpar os Pincéis Regularmente?

É necessário limpar porque os pincéis de maquiagem entram em contato direto com a nossa pele, olhos e boca. Portanto, é preciso que eles estejam regularmente limpos, o que vai ajudar a prevenir o surgimento de doenças e irritações na nossa pele.

Afinal, com o tempo e o uso bem frequente dos pincéis e esponja, ocorre o acúmulo de produtos nas cerdas e isso já diminui a qualidade da aplicação dos cosméticos sobre a pele.

Além disso, se as cerdas estiverem muito sujas, elas podem até interferir na coloração dos produtos, principalmente na hora de fazer a make dos olhos. Por isso que, aprender a limpar os pincéis e todos os outros itens de maquiagem é importante, pois é a solução para evitar problemas de pele e também contribui para aumentar o tempo de utilidade dos pinéis.

Maneiras de Como limpar os Pincéis e Esponjas

1- Com detergente, shampoo neutro ou Demaquilante

Para limpar os pincéis pode ser com um detergente que é bom para retirar a gordura, um demaquilante ou um shampoo neutro. Como por exemplo: os shampoos de bebê que tem o pH balanceado e não contém álcool e são os queridinhos das mulheradas para não estragarem as cerdas.

Se você tem algum desses produtos, então vamos para o passo – a – passo de como lavar os pincéis.

  • Coloque um pouco de shampoo na mão;
  • Esfregue o pincel na mão embaixo de água corrente;
  • Continue esfregando e aplicando shampoo até retirar todo produto do pincel;
  • É imporante lembrar que na hora de lavar o pincel é preciso deixar ele inclinado sob a água, para não correr risco de molhar ou estragar o cabo;

Depois que você retirar toda a sujeira do pincel, minha dica é que você modele as cerdas com os dedos para deixá-las retinhas. Feito isso, deixe os pincéis secar naturalmente em cima de uma toalha ou de um papel toalha durante 24 horas.

2 – Sabote em barra para limpar as Esponjas

Contudo, além dos pincéis, as esponjas também é preciso lavar e a minha dica é usar um sabonete em barra e neutro para limpá-las. Pois, assim como os pincéis, as esponjas também se não forem limpas pode ocorrer de nos dar irritação na pele ou problema de pele.

Por isso, é bem importante limpar todos os itens da maquiagem. Então, vamos ver como é que limpa com a barra de sabão!

  • Pegue a esponja e o sabonete em barra;
  • Deixe a esponja úmida para acelerar a limpeza;
  • Esfregue de forma sutil a esponja no sabonete;
  • Pode esfregar diversas vezes até sair toda a sujeira;

Após todo o processo de limpeza, é bom retirar o excesso com a água corrente e deixar a esponja secar naturalmente sobre uma toalha ou um papel toalha.

3 – Limpador de pincéis Específico

Para você que prefere uma maneira bem prática de limpar os pincéis e esponjas, como por exemplo: você está aplicando uma sombra e precisa usar outra cor com o mesmo pincel.

Dessa maneira, vale usar alguns produtos específicos que não molham as cerdas. Basta somente aplicá-los no pincel e limpar as cerdas com uma toalha limpar até sair todo o produto. Feito isso, basta só esperar alguns minutos e pronto!

O bom que esses produtos mais específicos você pode fazer diretamente em casa. Anota aí a receita desse limpador caseiro!

  • Em uma xícara coloque 3 colheres de sopa de álcool 70º e água;
  • Adicione uma colher de sopa de shampoo neutro infantil e 3 colheres de sopa de detergente;
  • Pegue um borrifador vazio e coloque todo o produto dentro;
  • Molhe um pedaço de papel com o produto e passe nas cerdas até elas ficarem limpas.

É uma maneira fácil de limpar, de preparar a substância e de deixar os pincéis limpos rapidamente. Assim, com esse higienizador fará com que os pincéis acumulem menos resíduos, mas mesmo assim vai sempre precisar manter a lavagem dos pincéis.

Pode usar secador para secar os Pincéis?

A melhor maneira de secar o pincel é deixando secar naturalmente em um lugar arejado e longe do sol. Porém, se você realmente necessita usar o secar para adiantar o processo de secagem, vou te dar algumas dicas para não danificar seus pincéis:

Remova o excesso de água com a toalha: assim, você removendo a água não será preciso tanto tempo do secador para secar.

Mantenha uma distância razoável entre o secador e o pincel: quando você faz uma leve distância, evita que as cerdas fiquem bastante bagunçadas por causa do vento.

Use temperatura fria para secar: ao usar o ar quente para secar os pincéis pode danificá-los e até queimar as cerdas. Portanto, é melhor a se usar é a temperatura fria!

Algumas dicas de cuidados com os Pincéis

Afinal, é preciso de alguns truques bem simples, porém necessários para fazer com que seus pincéis durem mais!

  • Durante a limpeza dos pincéis e esponjas, faça movimentos delicados para não danificar os itens;
  • Ao lavar os pincéis, molhem apenas as cerdas, assim evita que o cabo estrague com a água;
  • Na hora de secar, não deixe os pincéis na posição vertical para que a água não escorra na parte interna;
  • Vale lembrar que a limpeza tem que ser a cada 15 dias ou quando sentir que há produto demais acumulado nos itens;
  • Após a lavagem, é essencial mergulhar as cerdas em álcool 70º para esterilizá-los e combater a proliferação de bactérias nas cerdas;
  • Antes de guardar, é melhor certificar-se que os pincéis e esponjas estejam completamente secos, pois assim evita que fiquem deformados, acumulem mofos e bactérias;
  • Para deixar as cerdas bem macias e hidratadas, você pode finalizar a limpeza com um pouquinho de condicionador de cabelo;
  • Jamais deixe os pincéis secarem diretamente no sol. Pois a luz solar pode ressecar os fios e deixas as cerdas afastadas;
  • Ao guardar os pincéis, coloque-os sempre com as cerdas pra cima, assim evita delas ficarem amassadas.

Afinal, a maquiagem e seus acessórios são um investimento que fazemos e também é preciso cuidar bem deles para que não nos faça mal.

E eu espero muito que vocês tenham gostado desse post de hoje, que tenha ajudado vocês a saberem que é preciso manter os itens sempre limpos e cuidados.

Tenho certeza que mantendo regularmente esses cuidados, a sua maquiagem nunca mais será a mesma!

Compartilhem esse post com todo mundo e até a próxima!

Me siga no Instagram: @fernandaantunesoficial

+Dicas no Pinterest: Fernanda Antunes

Olá! Muito prazer sou Fernanda Antunes, estudante, blogueira e nas horas vagas cantora rs. Este é o meu blog. Criado com muito carinho com o intuito de dar dicas bem legais para ajudar a cada um que o visita e que ama praticidade. Sejam todos bem vindos para compartilhar suas ideias juntamente comigo. Espero que gostem, sintam-se em casa! Ah! E obrigada pela visita!

Receba Mais Novidades

Gostou deste artigo? Que tal me acompanhar nas redes socias para obter mais dicas? Você também pode receber notificações diretamente do seu aparelho celular ou computador, basta clicar no botão abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *