Decoração,  Ideias,  Organização

3 Super Dicas Infalíveis para Melhorar a Organização da Sua Casa

Uma casa bem organizada e limpa é algo que todos nós desejamos, mas infelizmente nem sempre conseguimos ter.

Para muitos é falta de tempo e para outros é algo que não se deve priorizar. Até que chega um dia em que você não aguenta mais ver tanta bagunça, tanta desorganização. Tudo fica fora de controle e você decidi tomar uma atitude em relação a isso, colocando um ponto final nesta grande baderna.

E como manter tudo organizado?

Parece ser um grande desafio manter tudo organizado. Muitas vezes obtemos objetos que nem usamos e ficam jogados em qualquer local da casa.

Mas mesmo diante disso podemos fazer um planejamento simples de como organizar, sem precisar muito do nosso tempo diário.

No entanto, para manter as coisas no seu devido lugar é necessário se desprender de alguns pertences, sendo assim você verá grandes resultados em sua vida e no seu lar.

Por fim, nada melhor do que chegar em casa e ver que tudo está exatamente da maneira que deveria estar. Deste modo, finalmente terá aquele descanso que sempre desejou, experimentando uma sensação maravilhosa de realização ao ver o seu lar organizado e limpo.

“Organização é o princípio de tudo, mantê-la significa competência…”

Alfredo Valente Júnior

Porque ter uma casa organizada é tão importante?

Ter uma casa arrumada e limpa traz muitos benefícios. Além do bem-estar físico e mental, também relaxa e ajuda na saúde. É uma atividade para jogar fora o que não precisa e organizar melhor os objetos, dando mais praticidade ao seu dia a dia, dessa forma otimiza seu tempo, economiza dinheiro e melhora a sua saúde, e estes são apenas alguns dos benefícios de se manter uma casa bem organizada.

       Portanto, a organização te faz ganhar mais tempo!

Então, vamos lá! Como ser organizado e manter o lar arrumado ?

Como Melhorar a Organização da Sua Casa 

Irei explicar abaixo três dicas essenciais e simples que servem para qualquer espaço em sua casa, quer seja no seu quarto, na cozinha ou até mesmo no seu local de trabalho.

Dica 1. Desapegue-se

Isso mesmo, não guarde coisas desnecessárias! Tire tudo o que não usa mais. Não deixe nada para trás! Isso fará com que você crie novos espaços e melhore sua logística de organização.

Aquela roupa não te serve mais? E aquele objeto que você comprou e não gostou?Quanto tempo vai deixar aqueles livros que nunca leu jogados no armário? E a papelada de contas antigas jogadas na gaveta? Onde estão os brinquedos que as crianças que não usam mais?

Estes são apenas alguns exemplos de quem acumula coisas e continua desorganizado(a). 

A melhor atitude que você pode ter em relação a eles é doar! Doe os itens que você não usa mais.

Se o item ainda está em boas condições não o jogue fora. Afinal de contas, existem pessoas que necessitam de uma roupa, há crianças que não tem um brinquedo que você tem e não usa, por isso, doe tudo o que serve a outras pessoas em uma ONG, em uma Instituição Pública, uma Biblioteca, para um amigo ou em tantos outros locais que aceitam doações.

 Desapegue! Este é um hábito que precisa se criar e manter, pois ajudar a ter o ambiente e sua mente em completa ordem.

Dica 2. Nunca Deixe Para Depois

Temos uma grande mania de tirarmos as coisas e não colocá-las novamente no seu devido lugar. Seja ela uma roupa ou um objeto. Isso pode parecer um ato bobo, mas há várias pessoas que acham nada fácil fazer isso. E a verdade é que precisamos desenvolver o hábito em nossas vidas de manter tudo no seu espaço. E para desenvolve-lo precisamos seguir uma pequena regra:

Tirou a blusa do guarda roupa para se vestir e decidiu ir de vestido para o shopping? Então guarde a blusa imediatamente! Tirou os brinquedos do lugar e não quis mais brincar? Então guarde os brinquedos no mesmo instante! Tirou os sapatos e acabou não os usando? Então guarde os sapatos na mesma hora! Não fique com preguiça e deixe para depois se você pode fazer agora.

São maus hábitos como este que desorganizam o ambiente! E você já percebeu? Onde tem um item desorganizado, ele tende a impulsionar mais outros itens para a mesma desordem, virando então uma verdadeira bagunça!

Sendo assim, criar o hábito de sempre colocar os objetos de volta no lugar após o uso, é fundamental para manter a organização.

Mesmo que mentalmente você diga “daqui a pouco eu vou usar” ou “daqui a pouco eu guardo”, você deve guardar mesmo assim. Porque na realidade, sua mente lida com muitas decisões e pensamentos em questão de segundos, e você acaba se esquecendo de colocar as coisas de volta no seu lugar. Então, tente manter a ordem. Não caia na armadilha da preguiça ou do deixar para depois! É assim que, muitas vezes, começa a desordem no local.

Algo que devemos começar a fazer e muitas famílias não fazem, é trabalhar este pequeno hábito em todos os membros que moram na mesma residência.

Isso mesmo, com todos da casa!

Tanto os adultos, quanto as crianças devem aprenderem a desenvolver esta prática. Então você deve estar se questionando como é possível ensinar as crianças a ter esse tipo de disciplina, mas pode ter certeza que isso é possível.

Basta ensinarmos aos pequenos da forma correta, da maneira em que a mente deles compreenda que ao usar algo deve-se guardar no mesmo local.

Ensinando a cada membro do lar esse hábito tão fácil, acaba se tornando uma coisa comum e torna-se cotidiano da família, fazendo com que ninguém dê lugar a preguiça. portanto toda organização fica bem simples ao realizá-la.

Dica 3. Tenha Organização Prática para o Dia a Dia

Para que sua organização dê certo e dure por um longo período, faça de uma forma que seja bem rápida e prática. Itens de maiores usos devem ser guardados em áreas de fácil acesso.

Não dificulte seu esquema de organização, simplifique!

Faça um checklist de organização e limpeza, possibilitando ter mais tempo e bom aproveito do dia.

Comece logo pela manhã ao acordar arrumar a cama, este é um costume diário que deve existir nas nossas vidas e que aprendemos desde novos. Arrume tudo por etapas, ou seja, pelos cômodos da casa.

Faça tudo de acordo com a sua realidade, da forma que é a sua casa ou o seu apartamento. Lugares de pequenos espaços é sempre bom o velho ditado: “Menos é mais”, por isso não acumule coisas sem necessidades.

Use caixas de plástico para auxiliar em algumas arrumações. Divisórias também são constantemente úteis. Sempre que puder, coloque etiquetas em potes, caixas, vasilhas e até mesmo em gavetas.

O importante mesmo é facilitar o dia a dia. Você deve sim pensar na estética da sua casa, mas a praticidade vem sempre em primeiro lugar.

Todas estas coisas envolvem hábitos, costumes que devem ser desenvolvidos e praticados. Mais importante do que uma casa organizada, é ter a colaboração de todos da família.

O você achou dessas dicas? Se você gostou e tem alguma dica sobre organização deixe o seu comentário abaixo. Vou amar saber!

Olá! Muito prazer sou Fernanda Antunes, estudante, blogueira e nas horas vagas cantora rs. Este é o meu blog. Criado com muito carinho com o intuito de dar dicas bem legais para ajudar a cada um que o visita e que ama praticidade. Sejam todos bem vindos para compartilhar suas ideias juntamente comigo. Espero que gostem, sintam-se em casa! Ah! E obrigada pela visita!

Receba Mais Novidades

Gostou deste artigo? Que tal me acompanhar nas redes socias para obter mais dicas? Você também pode receber notificações diretamente do seu aparelho celular ou computador, basta clicar no botão abaixo:

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *