Pele

Como Fechar os Poros Abertos Definitivamente?

Os poros abertos são uma queixa constante de quem busca a tão sonha “Pele Perfeita”. E aprender a como fechar os poros abertos definitivamente é o que mais as mulheres tentam fazer.

Os poros abertos é considerado como uma vilã da saúde e beleza, sua dilatação costuma aparecer principalmente em peles oleosas.

E apesar de não ser apenas um problema de saúde, é também pra muitas uma causa de sinal de envelhecimento, por isso a busca constante de uma solução para os poros.

Mas para aprender a como fechar os poros abertos definitivamente, é preciso conhecer as causas, os cuidados necessários e os tratamentos adequados.

Gostou sobre o assunto? Continue a leitura para saber mais!

O que causa a abertura dos Poros?

Os poros sãos pequenas aberturas na superfície da nossa pele onde saem os pelos, a oleosidade e o suor.

As glândulas sebáceas possuem um papel importante na saúde da pele, porque os folículos piloso permite que o oléo gerado pelas glândulas sebáceas atinja a pele e a lubrifique. E esse óleo natural da pele que se chama sebo, ajuda a manter a pele saudável, hidratada e macia.

A dilatação dos poros ocorre quando há um aumento do óleo natural da pele, ou seja, do sebo. E é por isso que muitas mulheres que sofrem com a pele oleosa tendem a ter poros abertos.

Como isso ocorre? Isso acontece porque as glândulas sebáceas e os pelos ocupam o mesmo poro, e quanto mais fino for o pelo, maior é a glândula sebácea.

Essa é a razão pelo fato da zona “T” (nariz, testa, e queixo) ter maior oleosidade, pois, nessa área há mais pelos finos.

E a causa da produção excessiva do sebo cútis na pele pode estar relacionada:

  • Desequilíbrios hormonais;
  • A má alimentação;
  • A exposição ao sol;
  • Ao uso de cosméticos inadequados.

Contudo, existem outros fatores que contribuem para haver mais poros abertos, como por exemplo:

  • Hereditariedade: A hereditariedade pode contribuir para o aparecimento de poros dilatados. Então, se os seus pais possuem poros abertos, possivelmente você herdará esse mesmo problema;
  • Pele Oleosa: A pele oleosa é identificada pela maior produção do óleo na pele, havendo os poros dilatados que contribui para uma pele indesejada. Doenças como acne e dermatite seborreica podem estar associadas à pele oleosa;
  • Idade: Ao longo do tempo conforme envelhecemos, as rugas e a flacidez aparecem, o que contribuem para surgir os poros abertos. A longa exposição ao sol, mais a idade, influência na aparência dos poros.

Como fazer para fechar os Poros definitivamente?

Não é possível reduzir permanentemente os poros abertos, mas pode-se reduzilos, tornando-os imperciptíveis de várias formas.

Então a dica “água quente abre os poros e a água fria os fecha” é um mito?

Sim, é um mito. Realmente o calor expande e abre os poros ligeiramente, fazendo eles parecerem maiores. O frio tem o efeito contrário, faz com que os poros se contraia, assim eles aparentavam ser menores.

Porém, ambos efeitos possuem apenas um efeito temporário. Depois de algum tempo a pele volta a temperatura natural, assim como os poros.

A água morna e o vapor não vão “abrir” os seus poros, eles amolecem o sebo preso dentro deles. E é por isso que as esteticistas vaporizam antes o seu rosto antes da limpeza de pele com extração de cravos, isso dilata oa abertura dos poros tornando mais fácil a extração dos cravos.

Como melhorar o aspecto dos poros na Pele?

Para amenizar o problema dos poros abertos, é fundamental ter uma rotina diária de limpeza de pele.

Como fazer isso? Esfoliando, removendo as células mortas e o óleo que fica preso na pele.

Quando é removido o sebo e as células mortas, a superfície da pele fica mais bonita, limpa e lisa. Por isso que, a melhor forma de amenizar os poros dilatados é livrando-se da sujeira, para isso, a limpeza de pele e os tônicos funcionam bem.

Então, veja algumas dicas que separamos sobre como fechar os poros abertos definitivamente da sua pele, que você pode seguir para melhorar o aspecto da sua também. Confira abaixo:

Limpar a pele todos os dias

O primeiro passo para fechar os poros abertos é limpando a pele diariamente, para que não ocorra o acúmulo da oleosidade.

Para isso, lave o rosto corretamente com um sabonete que contenha ácido acrílico em sua composição, pode ajudar a combater a oleosidade.

Mas vale lembrar que, deve-se tomar muito cuidado para não lavar o rosto mais de duas vezes por dia, porque isso pode aumentar a oleosidade da sua pele.

Caso você perceba que o seu rosto está muito brilhoso, a melhor coisa a se usar são lenços para controlar a oleosidade, é super prático para o dia-a-dia corrido e remove o brilho da pele.

Fora que, é importante também utilizar tônico facial. Ele ajuda a equilibrar o PH da pele e remove todas as impurezas indesejadas, que não foram removidas totalmente na higienização.

Esfoliação

A esfoliação é importante fazer uma vez na semana e serve para desobtruir os poros abertos e remover células mortas. O resultado de uma esfoliação é obter a pele macia, uniforme e sedosa.

Hidratação

Um erro super comum das pessoas que possuem a pele oleosa, é pensar que elas não precisam hidratar a pele por causa da oleosidade. Na verdade, a oleosidade da pele é apenas produzida para a nossa proteção, mas ela não é hidratante.

Contudo, é essencial usar hidratante mesmo contendo a pele oleosa, mas é necessário que seja um creme ideal para o seu rosto. Além disso, será capas de deixar a sua pele macia e saudável.

Protetor Solar

Aplicar um protetor solar de amplo espectro e resistente à água ajuda a proteger a sua pele dos raios UV transmitidos pelo sol, assim impedindo que a sua pele seja danificada.

Pois, os raios UV agravam os sinais de flacidez e as rugas no rosto, que é o que deixam visivelmente os poros abertos. Portanto, não deixem de usar protetor solar de acordo com o seu rosto.

A Maquiagem pode colaborar para fechar os Poros?

As mulheres que sofrem com a pele oleosa devem optar por maquiagem oil free e não comedogênicas, que são produtos que não fecham os poros.

Porém, já as versões em pó devem ser evitadas, porque, podem bloquear os poros e contribuir para o surgimento de acnes e comedões.

As bases e corretivos é indicado usar as que contenham ácidos na sua composição. Pois, os ácidos colaboram para controlar a oleosidade.

Na hora de remover a maquiagem, sempre tenham bastante atenção. O ideal é usar primeiro o demaquilante e depois lavar o rosto, então nada de ficarem fazendo isso ao contrário.

A alimentação contribui para ter uma Pele Oleosa?

A alimentação pode sim, contribuir para surgimento de poros dilatados. O consumo de alimentos gordurosos pode ser um desses fatores.

Ingerir alimentos ricos em gorduras, como por exemplo: leite, iogurtes, queijos e industrializados pode aumentar a densidade do óleo na pele.

Por esse motivo que, realmente é preciso saber aprender como fechar os poros abertos, pois o indicado é ter uma alimentação saudável e beber muita água. Isso ajudará a manter o seu corpor hidrato de dentro pra fora.

Quais são os melhores tratamentos para minimizar os Poros?

Para haver uma eficaz no fechamento dos poros definitivamente, é preciso fazer um tratamento com um profissional.

E para tratá-los, deve-se procurar um dermatologista que indique para você os melhores tratamentos para poros dilatados.

São várias opções existente, no entanto, os mais conhecidos são:

  • Microdermoabrasão: É conhecido também como peeling de cristal, microdermoabrasão é um tratamento indolor que promove uma esfoliação da pele. Ajuda no tratamento de poros abertos e os cristais utilizados ajudam a remover as células mortas e contribui para uma pele saudável;
  • Ácido Retinoico: O tratamento proporciona uma leve descamação da pele, sendo possível realizar a aplicação em casa. Ele atua na cicatrização da pele, na redução de manchas e na diminuição da oleosidade;
  • Luz Pulsada: A luz intensa pulsada reduz as glândulas sebáceas e diminui o tamanho dos poros. Esse tratamento possui resultados gradativos, sendo possível fazer com que os poros permaneçam menores, caso seja feita com frequência. A luz pulsada é indicada para pessoas que têm, não só os poros dilatados, mas, manchas na pele e linhas de expressão;
  • Peeling Químico: Esse procedimento é realizado em consultório e proporciona ótimos resultados. Ele ajuda a retirar as camadas danificadas da pele e promove a renovação celular. Com esse procedimento, é possível aumentar a elasticidade da pele e tratar rugas e manchas.

Enfim, tratamentos e opções para ajudar você a como fechar os poros definitivamente, é o que não falta. Mas, para obter melhores resultados é primordial procurar um especialista para realizar os procedimentos.

Não deixem de se cuidarem jamais, afinal é sempre bom nos cuidar e nos amar!

Se você gostou dessas dicas de hoje então, não deixa de compartilhar esse post com todo mundo e nas redes sociais também!

Se quiser ver mais artigos como esse, clique aqui!

Siga as dicas do blog no Pinterest: Fernanda Antunes | Chuva de Ideias

Receba Mais Novidades

Gostou deste artigo? Que tal me acompanhar nas redes socias para obter mais dicas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *