Decoração,  Ideias,  Organização

Como incluir Plantas na Decoração da sua Casa sem Errar!

Usar plantas na decoração da casa ajuda a deixar os ambientes mais bonitos e harmoniosos. Por isso existem muitas espécies de plantas que se adaptam bem em ambientes internos que possuem a luz natural.

Tem pessoas que pensam que não, mas as plantas combinam bem em qualquer área da casa, seja no banheiro, na sala, no quarto e até mesmo na cozinha!

Se você está pensando em ter uma planta na sua casa, saiba que antes de comprar é melhor ficar atenta as condições à luz, temperatura e umidade de cada cômodo ou do lugar que pretende colocar a planta.

É importante que você priorize as áreas mais iluminadas e as que sejam mais próximas das janelas.

É fundamental que você verifique o espaço disponível para as plantas que deseja adquirir, pois cada espécie têm um tamanho próprio e você precisará conhecer os cuidados que cada tipo de planta necessita.

Por que Decorar com Plantas é Bom?

Ter plantas na decoração é muito bom, porém não é apenas por questão estética em si, mas também pelos benefícios que elas nos trazem.

Alguns benefícios das plantas são:

  • Melhoram a qualidade do ar no ambiente;
  • Ajudam a aumentar a umidade do ar (é muito bom para o nosso corpo e pele deixando hidratada);
  • Ter plantas reduz o estresse, relaxa, anima e ajuda na concentração;
  • Alérgicos a poeira as plantas são beneficiados, porque parte do pó que fica no ar as plantas reduzem;
  • Pessoas doentes que tem muitas plantas ao seu redor se recuperam mais rápidas;
  • Deixam o ambiente mais aconchegante;
  • As plantas diminuem o barulho e a temperatura do lar;
  • São terapêuticas;
  • Ajuda a produzir criatividade;
  • Trazem mais perfume para o lugar.

São muitas as vantagens de ter plantas (aqui especifiquei apenas algumas), os seus benefícios para o nosso corpo e psicológico são comprovados.

Ter elas vão muito além da decoração, porque elas transformam o nosso ambiente para melhor.

Melhores Plantas para Cultivar em Casa

Antes de escolher alguma planta para a decoração da sua casa é necessário ficar atento no local desejado para colocá-la.

É preciso verificar se bate Sol direto ou não, mas caso o Sol bata descubra o horário em que isso ocorre, porque quanto mais perto do meio-dia mais forte fica.

Existem plantas que não podem tomar Sol diretamente e existem outras que precisam tomar o Sol.

Há plantas que variam as suas regas dependendo da espécie, por isso escolha a planta melhor para você durante a sua rotina, porque é importante lembrar que antes de escolher lembre quantas vezes você conseguirá regar essa planta.

Veja alguns tipos de plantas para ter em casa:

Jiboia

Fonte: SIC Mulher

A jiboia é uma planta de clima tropical, exuberante, uma das poucas que se adapta em ambientes fechados e é acostumada a viver sob a sombra de outras plantas.

Para que ela cresça saudavelmente é preciso ter um solo rico em matéria orgânica, calor e boa iluminação. A planta jiboia deve ser regada frequentemente, 3 vezes por ser semana em épocas quentes; no inverno, de 1 a 2 vezes por semana.

Essa planta pode ser cultivada como uma planta pendente (pendurada)ou fazer com que ela se agarre a um apoio para que ela suba e cresça como uma trepadeira.

Para quem não tem tempo de observar as regas dessa planta não é uma boa opção!

Orquídea

A orquídea é a campeã no uso interno, afinal, quem nunca ganhou ou comprou uma?

Ela é facilmente de ser cuidada, porque requer poucos cuidados. Por ela ser mais delicada, é melhor apoiar a sua haste com um tutor.

Deve ser cultivada a meia-sombra, recebendo o Sol de forma indireta e vale colocar elas em vasos de barros ao invés dos de plásticos, pois eles são porosos e drenam melhor a água, suas regas em tempos quentes é de 3 vezes por semana, no inverno é 1 a 2 vezes por semana.

É importante lembrar que deve-se ficar sempre atento as cores de suas folhas, caso estiverem escuras mude de lugar a sua orquídea.

Zamioculcas

A zamioculca é ótima opção para locais com baixa iluminação natural onde outras plantas não resistiriam.

São bem resistentes, tem sido as queridinhas de ambientes fechados, na decoração e mesmo sem receber os tratamentos adequados as zamioculcas ainda ficam com a sua beleza.

As suas regas são em torno de 2 a 3 vezes por semana, mas sem encharcar. Elas resistem bem as secas, mas não ao excesso de água. É ideal para quem possui pouco tempo ou quem esquece as regas. Elas ficam bem tanto com a luz do Sol, quanto sem a luz, porém nas áreas de pouca iluminação as suas folhas ficam mais bonitas e brilhantes.

Antúrio

O antúrio é tradicionalmente usada na decoração e paisagismo por causa de suas flores lindas e vistosas, é considerada uma planta clássica.

Geralmente o antúrio é cultivado em vasos no interior das casas, mas atualmente tem sido cultivadas também em jardins. Essa planta não necessita de Sol diretamente para se desenvolver, possui flores com grande durabilidade.

Suas folhas têm o formato de coração e suas flores diversas cores. No dia-a-dia é preciso manter o solo úmido, as regas devem ser feitas pelo menos a cada 2 dias ou em um período mais longo dependendo do grau de absorção de água da planta.

Em dias secos é bom borrifar a água nas folhas, tomando o devido cuidado para não deixar o solo encharcado e assim não permitindo que as raízes se apodreçam.

Lembrando que se a planta ficar diretamente exposta no Sol: suas folhas queimam, ficam marrons e secam!

Marantas

As marantas possuem muitas espécies, além das folhas verdes, misturam também tons roxo e tons rosa.

Elas devem ser cultivadas à meia sombra, pois não podem ser expostas diretamente ao Sol porque faz com que as suas folhas fiquem descoloridas, enroladas e com as margens secas.

O seu solo deve-se manter úmido, mas sem encharcar, sua rega durante o verão é de 2 vezes por semana, borrifar águas nas folhas em dias secos é recomendável e durante o inverno as regas podem ser mais espaçadas.

Suculentas

As suculentas são plantas que apresentam raízes, talos ou folhas engrossadas, que é uma característica delas que permite o armazenamento de água por um longo período, suas regas no verão é de uma vez por semana, já no inverno é apenas de 1 vez por mês.

São bastante fáceis para cultivar, é vital prestar atenção nos seus detalhes, pois, elas costumam apresentar “sinais” do que precisam.

Se suas folhas começarem a murchar, é importante aumentar gradativamente a quantidade de água de suas regas. Se as folhas de base começarem a apodrecer, é bom diminuir a quantidade de água.

Caso ela aparentar estar fina e perder folhas é sinal que está precisando de luz. É ideal que elas recebam pelo menos 4 horas diárias de luz para sobreviverem com saúde.

Ideias de Decoração com Plantas

As plantas estão tomando todos os ambientes na casa com suas cores que são usadas cada vez mais na decoração e são responsáveis por trazer alegria, tranquilidade, leveza, aconchego no lar.

Para decorar a casa com plantas é bom criar diferentes alturas, misturando com cores e texturas. Mas não tenha medo de errar quando decorar com plantas, porque planta combina com planta.

Apenas coloque junta as plantas que podem receber as mesmas condições de luz. Confira as ideias que selecionei para você colocar em prática e se inspirar:

Plantas Pendentes

Varanda é um ótimo lugar para as plantas

Banheiro com plantas

Cantinho com diversos vasos

Dando cor para o quarto

Suculentas e cactos são uma beleza na decoração

Plantas em vasos

O segredo para se dar bem com qualquer planta…

Para você entender uma planta é preciso pensar como ela se encontra na natureza.

Como por exemplo: Uma planta de deserto, geralmente ela não gosta de umidade, mas gosta de Sol. Se a espécie se prolifera embaixo das árvores, certamente ela gosta de luz filtrada.

Agora você já sabe qual a melhor planta para incluir na sua casa de acordo com a sua rotina, os seus benefícios e como decorar cada canto do lar com elas. Faça bom proveito!

Afinal, ter plantas é a melhor coisa que tem e se você é alguém esquecida como eu, prefira incluir aquelas que não necessita regar muitas vezes.

Por isso, se você gostou desse artigo deixa o seu comentário, se já têm plantas me diga quais você tem na sua casa e não deixem de compartilhar!

Quer saber mais sobre artigos como esse? Clica Aqui!

Olá! Muito prazer sou Fernanda Antunes, estudante, blogueira e nas horas vagas cantora rs. Este é o meu blog. Criado com muito carinho com o intuito de dar dicas bem legais para ajudar a cada um que o visita e que ama praticidade. Sejam todos bem vindos para compartilhar suas ideias juntamente comigo. Espero que gostem, sintam-se em casa! Ah! E obrigada pela visita!

Receba Mais Novidades

Gostou deste artigo? Que tal me acompanhar nas redes socias para obter mais dicas? Você também pode receber notificações diretamente do seu aparelho celular ou computador, basta clicar no botão abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *