Dicas,  Ideias,  Organização

Como Organizar a Geladeira: Veja Dicas Práticas!

Você já perdeu algum alimento dentro da geladeira por ele estar lá no fundinho e nem havia se lembrado dele?

Isso é uma realidade para muitas pessoas e é algo que acontece com todos nós sempre. Até quando vamos ao supermercado e compramos bastante frutas ou legumes, se nós não consumirmos rapidamente elas estragam.

Mas para você que pensa que esse problema não tem solução, que não tem como escapar de ter comida estragada na geladeira, saiba que existe solução sim!

Nesse artigo você aprenderá a solucionar esse problema que acontece com você, com milhares de pessoas e que já até aconteceu comigo mesma. Te ajudarei com dicas práticas de como você pode tornar a sua geladeira bem bonita e bem organizada.

Então, vamos lá! Vamos aprender como organizar a geladeira e não desperdiçar mais nada.

Como organizar a geladeira

Manter a ordem da geladeira é primordial, não apenas por questão de limpeza e organização, mas também, de saúde. Claro que, outro fato importante nessa organização é que obtemos mais praticidade e também economizamos.

Conservar a geladeira bem limpa e em ordem ajuda a evitar desperdícios, melhora a conservação diária dos alimentos e até ajuda a economizar energia. Porém, para que todas essas melhorias aconteça você precisa entender a refrigeração da sua geladeira e o que deve ser guardado em cada espaço que nela há.

Os refrigeradores atuais tem o seu sistema de refrigeração diferentes dos modelos mais antigos. Atualmente a refrigeração da geladeira acontece uniformemente por todo o aparelho, mas, antigamente essa refrigeração acontecia melhor perto do freezer ou do congelador.

Portanto, devemos ficarmos atentos nos alimentos perecíveis que estragam mais rápido do que outros, temos que ficar de olho nos prazos de validade sem demorar para consumir um alimento aberto na geladeira ou alguma fruta.

Caso a sua geladeira funcione como as mais antigas é necessário que você guarde os alimentos que perecem facilmente no compartimento mais frio e os demais que demoram nas outras partes.

Comece pela Limpeza

Ao começar a organização da geladeira, primeiramente devemos retirar todos os alimentos que se encontram dentro dela e verificar cada um desses alimentos. Veja se tem algum pote com comida estragada, algum item vencido, frutas ou legumes estragados e descarte todos eles que não servem mais.

Para que não ocorra alimentos estragados na geladeira facilmente, invista em potes de vidros, falo melhor sobre eles também no meu artigo anterior sobre Organizando a sua Cozinha. Os potes são transparentes, com isso, possibilitam a visualização mais rápida do alimento evitando que você fique muito tempo com a geladeira aberta procurando o alimento e eles também possuem uma vedação mais eficaz havendo mais durabilidade do alimento dentro da geladeira.

Outra dica legal é que você pode também colocar etiquetas reaproveitáveis para identificar o alimento que está guardado e a validade dele para você poder consumir de forma correta sem que ele estrague.

Após a retirada dos alimentos devemos logo em seguida fazer uma boa limpeza na geladeira e ela pode ser feita da maneira que você preferir ou que costuma fazer diariamente na sua casa.

Mas a minha dica é que se a sua geladeira está muito suja é bom retirar todas as prateleiras, todos os compartimentos e os lavar com água e com detergente. Porém, caso a sua geladeira não esteja muito suja você pode passar uma bucha ou até mesmo um pano com água e detergente dentro da geladeira e após isso passar apenas um pano para remover todo resíduo que tenha ficado.

O tempo ideal para limpar a geladeira é uma vez a cada 15 dias e para conservá-la após a limpeza polvilhe bicarbonato de sódio na geladeira, isso fará que não fique cheiro desagradável dentro dela.

Como Organizar a Geladeira por Setores

Gaveta Superior

A gaveta superior é a parte que fica abaixo do freezer ou congelador, que é extra frio e gela rapidamente qualquer alimento sem congelar. Se a sua geladeira possuir esse local, saiba que ele é o lugar onde devem ser mantidos os frios, os embutidos e os temperos verdes, como por exemplo: cebolinha, coentro, salsinha, queijos, frangos, peixes e carnes que serão preparados logo. Assim você organiza a sua geladeira de forma rápida.

Minha dica é que você nunca lave a carne antes de guardá-la e não julgue uma carne estragada apenas pela sua aparência, porque nem sempre uma alteração de cor significa contaminação, pois a carne fica mais escura na geladeira por falta de oxigênio. É importante também saber quanto tempo dura cada alimento na geladeira, por exemplo:

  • Frios: 3 dias
  • Peixe: 1 dia
  • Carne: 2 dias

Primeira Prateleira

Na primeira prateleira é ideal guardar os leites e seus derivados, a manteiga, os iogurtes, os ovos e as comidas que sobraram guardadas nos potes e não nas panelas (Lembre-se: nunca guarde alimento quente dentro da geladeira, espere esfriar para depois guardá-lo).

Grande parte das geladeiras vem com o compartimento de guardar ovos na porta, mas saiba que lá não é o lugar correto de guardar os ovos. O lugar certo onde devemos guardar os ovos é nas prateleiras da geladeira, porque na porta ocorre muita variação de temperatura por causa do abre e fecha que criamos com o uso diário e os ovos podem estragar ficando na porta.

Para você obter mais espaço na sua geladeira e deixar mais organizado, a minha dica é use caixas organizadoras. As caixas organizadoras para a geladeira podem ser aquelas bem simples e baratas apenas para poder colocar dentro delas os alimentos.

Isso garantirá que não haverá uma desordem dentro da sua geladeira, garantindo mais espaço e quando precisar de algo basta apenas retirar a caixa e depois devolvê-la.

Importante lembrar sobre o tempo de durabilidade dos alimentos na geladeira, por exemplo:

  • Sobra de alimentos: 2 dias
  • Manteiga: 3 dias
  • Iogurte: 1 dia
  • Leite: 2 dias
  • Ovos: 15 a 30 dias

Segunda Prateleira

Fonte: PicBon

Na segunda prateleira podemos colocar os produtos prontos para serem consumidos, como por exemplo: os doces, bolos, sucos e enlatados. Todos esses alimentos devem ser guardados em um pote com tampa (exceto o suco) para que haja melhor vedação do alimento e para facilitar a visualização.

Já os enlatados jamais devemos guardá-los diretamente na geladeira, porque as latas podem sofrer contaminação no supermercado e oxidar, por isso é melhor serem guardados em potes.

A durabilidade desses alimentos na geladeira é:

  • Bolos: 5 dias
  • Doces: 3 dias
  • Enlatados: 3 dias

Terceira Prateleira ( Tampa da Gaveta )

As garrafas grandes de água que temos em casa tanto para nós bebermos ou para servirmos as visitas que não cabem mais na porta da geladeira por estar lotada, o lugar ideal onde podemos colocar essas garrafas é na prateleira inferior.

Nela podemos colocar garrafas grandes de água, vinhos, refrigerantes, podemos também colocar outra coisa como por exemplo: as frutas que iremos usar em breve ou a verdura que será consumida.

Gavetas

Na minha geladeira existem duas gavetas inferiores e nelas já vem o desenho de frutas na primeira, verduras e legumes na segunda. Isso é ótimo que já me auxilia onde guardar cada coisa, mas existem geladeiras que possuem apenas uma gaveta.

Caso a sua geladeira tenha apenas um gavetão você pode organizar nela as verduras e legumes, já as frutas podemos organizá-las na caixa organizadora e colocá-las na terceira prateleira sem nenhum problema.

Para facilitar no seu dia-a-dia, ao comprar as frutas separem as quais podem ser cortadas (como por exemplo: abacaxi, melancia e melão), depois higienize, corte e guarde em potes todas as frutas para serem consumidas ao longo do dia.

As demais frutas você pode guardá-las na caixa organizadora. Após serem cortadas as frutas devem ser consumidas até 3 dias, porque é o tempo que elas costumam durar na geladeira e não se esqueça que, as frutas verdes devem ficarem fora da geladeira para amadurecerem com a temperatura ambiente.

Se a sua geladeira for como a minha você pode fazer da mesma maneira higienizando todas as frutas, cortá-las (caso estiverem maduras), colocar em potes e guardar os potes e as demais na gaveta deixando de maneira organizada dentro dela.

A última gaveta da geladeira é a região menos refrigerada, por isso é o local mais apropriado para guardar as verduras e legumes, serve juntamente para guardar aqueles alimentos mais sensíveis as baixas temperaturas.

Higienize as verduras e legumes, lave em água corrente as folhas e descarte as folhas que estão estragadas. Após isso guarde todos em sacos plásticos bem fechados, isso aumentará a durabilidade de cada um e manterá a gaveta livre de qualquer resíduo. As verduras e legumes duram em média 5 dias.

A Porta da Geladeira

Devemos colocar na porta da geladeira apenas os alimentos que não estragam facilmente com a variação de temperatura, por exemplo: ketchup, maionese, temperos de salada, azeitonas e vinagre. Nunca deixe molho ou qualquer outro tipo de coisa aberto, sempre amarre ou coloque um pregador nos sacos, assim evitando proliferação de bactérias e evitando cheiros na geladeira.

Congelador

O congelador é onde ficam armazenados os alimentos que podem ser consumidos com prazos maiores e que devem ser conservados a baixas temperaturas, como o caso de sorvetes, carnes, frangos, peixes e até mesmo legumes para terem mais durabilidade.

Para melhor organização e mais praticidade é recomendável que você separe cada alimento por porção em sacos transparentes, assim, não será necessário você tirar toda a carne para descongelar por exemplo, você poderá pegar apenas a porção que irá usar naquela refeição.

Outra dica é que quando tirar a sua porção para o descongelamento o ideal que você coloque aquele alimento em um compartimento menos refrigerado na geladeira para que ele possa descongelar e não o coloque na pia sobre a temperatura ambiente para descongelar.

Outras Dicas de Como Organizar a Geladeira

  • Coloque sempre na frente os alimentos que tem o prazo de validade menor, ficando mais fácil de vê-los e consumi-los rapidamente.
  • Não estoque alimentos que tenham os prazos de validade menores, por isso é importante mantê-los na frente.
  • Não guarde produtos abertos dentro da geladeira. Sobrou? Então guarde o alimento em pote ou qualquer outro recipiente fechado na geladeira.
  • Para evitar desperdício, use etiquetas e anote a data de validade dos alimentos para evitar perda dos alimentos.

Veja a Durabilidade de cada Alimento na Geladeira

Fonte: Pinterest

Seguindo essas dicas de limpeza, organização e manutenção a sua geladeira vai ter mais durabilidade, seus alimentos irão durar mais e sem dúvidas o seu consumo de energia terá uma boa redução.

Ao longo do tempo que forem praticando essa limpeza, vocês notarão diferença no seu dia-a-dia, irão perceber que ficou mais fácil, mais prático e assim viverão mais felizes com a geladeira bem organizada.

Portanto, espero que tenham gostado desse artigo de como organizar a geladeira, não deixam de comentar sobre suas experiências e compartilhar com aquela pessoa que está precisando de uma organização na geladeira dela.

Olá! Muito prazer sou Fernanda Antunes, estudante, blogueira e nas horas vagas cantora rs. Este é o meu blog. Criado com muito carinho com o intuito de dar dicas bem legais para ajudar a cada um que o visita e que ama praticidade. Sejam todos bem vindos para compartilhar suas ideias juntamente comigo. Espero que gostem, sintam-se em casa! Ah! E obrigada pela visita!

Receba Mais Novidades

Gostou deste artigo? Que tal me acompanhar nas redes socias para obter mais dicas? Você também pode receber notificações diretamente do seu aparelho celular ou computador, basta clicar no botão abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *