Decoração,  Organização

Como Pintar a Parede e Deixar ela Perfeita!

Está pensando em pintar as paredes da sua casa? Então descubra como pintar as paredes e quais efeitos visuais você pode aplicar para deixar o ambiente perfeito!

Você mesmo pode pintar a sua parede sem precisar gastar demais do seu orçamento, poderá mudar o espaço da sua casa com apenas a pintura deixando o lugar diferente, mais aconchegado e mais bonito!

Portanto, confira como você pode pintar a parede e do que irá precisar para colocar em prática a sua pintura. Se não tão difícil, porque nós mesmos não fazemos isso, não é? Mas não inicie a pintura da parede sem antes entender os efeitos visuais que as cores trazem para o ambiente (Explico logo abaixo).

Como Pintar a Parede: Quais os Materiais Necessários?

Para você pintar as paredes da sua casa é importante saber o que será preciso utilizar, não basta apenas ter a tinta, mas é preciso os materiais também. Por isso veja a seguir quais materiais necessários para a pintura:

  • Rolo de Lã 23 cm;
  • Garfo para Rolo;
  • Bandeja de aplicação de Tinta;
  • Cabo para rolo de tinta ou Prolongador;
  • Pincel Médio;
  • Pano;
  • Fita Crepe Grossa;
  • Escada (para paredes altas)
  • Lixa Massa;
  • Espátula;
  • Jornal, papelão ou lona para cobrir o chão;
  • Massa Corrida;
  • Desempenadeira;
  • Tinta Escolhida.

Se Prepare para Pintar o Ambiente

Antes de começar a pintar, primeiramente você tem que se preparar para isso, afinal, mancha de tinta não sai! Veja o que você pode usar:

  1. Roupas velhas;
  2. Uma bota velha ou um tênis;
  3. Coloque luva antes de mexer nos produtos químicos;
  4. Coloque óculos de proteção.

Separe os Acessórios que vai Usar

É importante lembrar que antes de pintar a parede, é preciso separar todas as ferramentas que você vai usar durante a pintura. Deixe todos os materiais próximos de você para facilitar o processo e não ter que parar no meio do serviço, podendo assim prejudicar o resultado final.

Como Pintar a Parede: Passo a Passo

Se for a sua primeira vez pintando uma parede, saiba que é primordial saber algumas técnicas para não haver falha no processo de pintura, como algum defeito ou mancha. Então, siga todos os passos que vão te auxiliar e deixar a sua parede com uma cor linda!

Tire tudo do Ambiente

A primeira coisa a fazer antes do processo de pintura é retirar todos os móveis do local para não ter a possibilidade da tinta sujar, por isso retire quadros, tapetes, cortinas, espelhos e até mesmo enfeites. Caso ocorra de ter algum móvel que não pode ser retirado, cubra-o com uma toalha ou lençol velho.

Após feito isso, pegue papelão, jornal ou um plástico para forrar o chão para não ocorrer da tinta manchar, use a fita crepe grossa para delimitar os espaços, cobrindo os interruptores, tomadas, batentes de portas, as janelas, rodapés, juntas de parede, ou seja, tudo e inclusive os papelões, os jornais ou o plástico para prende-los no chão.

Prepare a Parede

Se na sua parede tem algum vazamento e ocorre da tinta ficar descascando, você tem que primeiro fechar o vazamento e logo em seguida, usar uma espátula para remover toda tinta que está saindo.

Portanto, depois que removeu o vazamento e também retirou a tinta, é a hora de lixar toda a sua parede deixando a superfície uniforme, feito isso, passe um pano úmido retirando toda sujeira e poeira que ficou.

Vale lembrar que caso a sua parede esteja perfeita, em boas condições e não sofra de nenhum vazamento ou escamação da tinta, apenas lixe para deixar a superfície lisa e remova a poeira com o pano úmido.

Preparação da Tinta

Para preparar a tinta você tem que abrir a lata e despejar uma quantidade generosa de tinta na bandeja adequada (mas antes verifique se a bandeja está limpa para não ficar nenhum resíduo na tinta), use um misturador para mexer a sua tinta e siga corretamente as instruções que segue na embalagem.

Corrigindo os Buracos

Antes de iniciar a pintura da parede, é preciso fechar todos os buracos que podem conter na sua parede, por isso, veja como aplicar a massa corrida:

  1. A massa corrida não pode ser diluída;
  2. Utilize uma desempenadeira para aplicá-la;
  3. Para aplicar nos cantos use a espátula para ajudar;
  4. Verifique se todos os buracos foram tampados;
  5. Após o fechamento dos buracos, deixa a massa secar por duas ou três horas;
  6. Logo em seguida, lixa novamente a parede até ficar uniforme;
  7. Por último, remova as poeiras com o pano úmido.

Como Pintar a Parede: Aplicando a Tinta

Agora a parede está pronta para ser pintada, então para isso você tem que fazer o seguinte na aplicação da primeira demão:

  1. Aplica primeiramente a tinta com um pincel nas bordas e áreas protegidas pela fita;
  2. Aplique a tinta sentido da fita para a parede, continuando até que as superfícies próximas das áreas protegidas sejam todas pintadas;
  3. Agora utilize o rolo de lã e mergulhe-o na bandeja de tinta sem enxarca-lo;
  4. Deslize o rolo de tinta na parede formando um “W”, sem afastar da superfície;
  5. Repita o processo fazendo o caminho contrário de trás para frente;
  6. Continue até que toda parte sem tinta seja pintada;
  7. Pinte até que toda parede fique pintada uniformemente;
  8. Em seguida, aguarde a tinta secar por quatro horas.

Aplicando a Segunda demão

Dessa forma, após a primeira demão ter secado será necessário aplicar a segunda demão, para isso passe da seguinte maneira:

  1. Faça o mesmo procedimento da primeira demão;
  2. Aplique primeiro com o pincel a tinta em todas as bordas e áreas protegidas pela fita;
  3. Logo após, pinte novamente com o rolo toda a parede em formato de “W”;
  4. Repita o processo fazendo o caminho contrário de trás para frente;
  5. Lembrando que faça sem afastar da superfície;
  6. Logo depois, aguarde secar a tinta e se for preciso aplique quantas demãos precisar.

Como Pintar a Parede: Finalização

Depois de ter secado a tinta remova todas as fitas crepes, mas minha dica é que você remova as fitas antes da tinta secar, para evitar remoção da tinta seca. Assim, aguarde o tempo necessário até que tudo fique seco completamente.

Para limpar os materiais utilizados na pintura, use apenas água corrente e seque tudo antes de guardá-las. Logo que a tinta haver secado, você poderá limpar o chão (caso tenha sujado) e colocar de volta todos os seus móveis no ambiente pintado.

Os Efeitos Visuais que as Cores Trazem!

Você sabia que após pintar uma parede de alguma cor você consegue mudar a noção do espaço no ambiente? Não sabia? Saiba que sim, com as cores você consegue “aumentar” ou “diminuir” os cômodos somente com a pintura.

As cores trazem os efeitos visuais para o ambiente, a nossa percepção ao olhar para o lugar muda de acordo com as combinações das cores. Por exemplo os tons mais claros, dão mais amplitude, deixam o ambiente aparentemente maior.

Se você tiver a sua sala, por exemplo, com tonalidades escuras como verde, cinza ou azul-escuro e quer “ganhar” mais espaço experimente mudar as cores da parede e as cores do teto para branco, bege ou amarelo-claro!

Apenas com a pintura você pode alongar, alargar, estreitar, e encurtar o espaço. Por isso, veja as imagens abaixo de como as cores mudam os efeitos visuais da sua casa:

Amplitude

As tonalidades claras nas paredes e também no teto, refletem mais a luz e dão sensação de amplitude, por isso, se você quer aumentar o ambiente pode pintar com os tons claros, como branco ou bege, por exemplo.

Compactar

Cores escuras em todas as superfícies, não é bom para um lugar pequeno, mas é ótimo para lugares maiores ou locais grandes demais.

Ao contrário das cores claras que refletem a luz tornando o local mais amplo, os tons escuros absorvem a iluminação aproximam e trazem mais aconchego ao espaço.

Portanto, pintando com uma tonalidade escura, compacta todo o ambiente trazendo uma sensação de aconchego.

Encurtar

Em ambientes retangulares, a ideia é diminuir a profundidade, para isso pinte a parede de fundo com uma cor escura e deixa as demais com cores claras.

Alongar

Se sua ideia é alongar, o segredo é aumentar as linhas horizontais. A estratégia é combinar as paredes escuras com o teto e o piso com tonalidade clara, dando a impressão de ambiente mais comprido.

Estreitar

Para estreitar o ambiente e deixar com a impressão de ambiente mais estreito e longo, é preciso pintar as paredes laterais com cor escura e deixar o fundo, o teto e o piso do cômodo com cor clara.

Levantar

Está com a intensão de levantar a área? Basta pintar o teto com um tom mais claro do que as paredes, vai dar a impressão que o pé-direito é mais alto.

Rebaixar

Para “diminuir” o pé direito, pinte o teto com uma tonalidade escura e deixa as outras paredes com tons claros.

Alargar

Você quer deixar o seu cômodo com a sensação de espaço mais largo? Para isso, basta pintar o fundo e o teto com cor escura e as paredes laterais com cor clara. Isso é uma ótima ideia para corredores!

Agora Coloque em Prática…

Agora que você finalmente descobriu como pintar a parede e os efeitos visuais que as cores podem trazer, saiba que para obter a pintura perfeita é necessário colocar em prática tudo o que você aprendeu neste artigo.

Mas minha dica é que você não fique apenas pintando com uma cor a sua casa, busque inspirações e diversifique as cores, assim deixando o seu lar mais alegre com cores vivas.

Se deseja ver imagens inspiradoras siga o nosso perfil no Pinterest, lá você encontrará diversas imagens e ideias para se inspirar!

Não tenha medo, é muito bom descobrir coisas novas e aprender também, afinal, quem é que não gosta? Podemos fazer tudo, só basta aprendermos e colocarmos em prática!

Não deixem de contar para mim o que acharam e como foram as experiências de vocês com a pintura. E claro, não deixem de compartilhar este artigo com os amigos e familiares. Até o próximo artigo!

P.S.: Espero que tenham gostado deste artigo. Para ver mais dicas e novidadesclica aqui!

Receba Mais Novidades

Gostou deste artigo? Que tal me acompanhar nas redes socias para obter mais dicas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *