esfoliante caseiro
Beleza,  Dicas

Esfoliante Caseiro: 5 Receitas para cada Tipo de Pele

Quem não ama umas dicas de produtos caseiros, não é? Ainda mais esfoliante caseiro!

Esfoliar a pele é muito importante, principalmente o rosto. Pois com tantas impurezas acumuladas na pele, além das maquiagem que ficam sobre os nossos poros acaba danificando o nosso rosto.

E fazer a esfoliação é essencial justamente porque, elimina as células mortas, ativa a circulação e desobstrui os poros para que a pele respire e regenere. Por isso, é importante fazer a limpeza profunda semanalmente!

Assim, a esfoliação no rosto garante mais saúde a pele, deixando-a com um aspecto de mais jovem.

Nós sabemos que há várias opções de produtos no mercado. Porém, nada melhor do que você poder fazer esse tratamento diretamente de casa, né?

Com isso, hoje vou mostrar pra vocês receitas de esfoliante caseiro com ingredientes fáceis de encontrar e super simples de fazer. Vamos lá?

Para que serve a Esfoliação?

Bom, antes de falar sobre as receitas quero explicar para vocês para que serve a esfoliação!

A esfoliação no rosto é um tratamento de beleza que serve para limpar a sua pele. Essa esfoliação consiste em usar uma substância abrasiva que não se dissolve com o intuito de remover impurezas da pele. Assim, removendo as células mortas, estimulando a produção de novas células e a produzir colágeno.

Dessa forma, uma esfoliação bem feita é capaz até de desobstruir os poros de maneira mais profunda da pele, removendo todas as impurezas para que a pele respire e absorva melhor a hidratação e os nutrientes.

Além disso tudo, esfoliar o rosto evita o surgimento de pelos encravados, espinhas, cravos, oleosidade excessiva e o acúmulo de fungos (micoses de pele e dermatites).

Principais ingredientes para Esfoliante Caseiro

Para fazer um bom esfoliante caseiro é necessário conter dois ingredientes básicos: ingrediente abrasivo e um umectante. Os ingredientes abrasivos são as substâncias capazes de esfoliar a pele. Começa fazendo uma leve descamação na pele para remover as células mortas e outras impurezas, por exemplo: a oleosidade.

  • Ingredientes abrasivos de esfoliação são: a borra de café, os açúcares, o fubá, etc.

Os ingredientes umectantes tem a função de dar consistência à mistura de esfoliante e hidratar a pele. Contudo, elas também devem fornecer os nutrientes para a pele, ajudando na sua regeneração, hidratação, clareamento e limpeza.

  • Ingredientes umectantes são: mel, iogurte natural, óleo vegetais, etc.

Receitas de Esfoliante Caseiro para Rosto

O esfoliante caseiro pode ajudar a limpar sua pele de forma bem profunda, dando aquela sensação de limpeza completa. Mas, vale lembrar que para obter melhores resultados, é essencial lavar bem o rosto com um sabonete apropriado para a sua pele antes de aplicar o esfoliante.

A esfoliação deve ser feita em movimentos circulares suaves, sem forçar sobre a pele para evitar lesões. Fazendo essa esfoliação duas vezes por semana vai devolver para a sua pele mais brilho e maciez natural!

Os resultados você poderá perceber logo após alguns minutos da aplicação. Além disso, você pode também incluir outros ingredientes nas receitas, claro que, dependendo da necessidade da sua pele.

Agora, confira só os esfoliante caseiro para cada tipo de pele:

Esfoliante caseiro para: Pele Oleosa

A pele oleosa necessita de cuidados, pois ela produz uma quantidade maior de secreção sebácea o que causa poros dilatados e mais possibilidade de obstrução de impurezas.

Por isso, o esfoliante caseiro para esse tipo de pele deve remover o excesso de oleosidade e impurezas, mas também hidratar e não ressecar.

Contudo, nada melhor do que uma receita de açúcar e mel, capaz de retirar todas as impurezas e o excesso de oleosidade. Devido à ação adstringente e antisséptica do mel!

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de açúcar cristal (refinado, orgânico ou mascavo);
  • ½ colher de chá de mel de abelha (orgânico, opcional);
  • Suco de meio limão fresco (alternativa opcional);
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo de amêndoas (alternativa opcional).

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em um recipiente, em seguida, aplique o esfoliante caseiro no rosto com os movimentos circulares e depois deixe agir por 10 minutos.

Depois enxágue bem o rosto com água e finalize com uma loção adstringente para fechar os poros. Repita esse processo no máximo 3 vezes por semana, dependendo do excesso de oleosidade da sua pele.

Para a hidratação adequada, opte por produtos em gel livres de óleo e específico para seu tipo de pele.

Esfoliante caseiro para: Pele Seca

A pele seca possui a tendência a repuxar, principalmente após um banho muito quente e clima seco, podendo até ficar irritada e descamar. Assim, para evitar que isso ocorra, o ideal é usar um esfoliante caseiro para hidratar esse tipo de pele.

Como por exemplo: a aveia. É um ingrediente que além de acalmar os poros, é capaz de remover toda sujeira e limpar profundamente o rosto. Além disso, é também ótima para combater a acne.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de chá de água, azeite de oliva ou óleo de amêndoas;
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos finos;
  • ¼ de colher de chá de sal (aumenta as propriedades esfoliantes da aveia).

Modo de preparo:

Para preparar é preciso misturar todos os ingredientes em um recipiente. Após isso, aplique o esfoliante caseiro no rosto com os movimentos, feito isso, deixe agir por 10 minutos.

Depois enxágue bem o rosto e finalize com um tônico facial para hidratar a pele e fechar os poros dilatados. Repita esse processo no máximo 3 vezes por semana.

Veja também: Nivea Creme é bom Mesmo? Testei para Saber!

Esfoliante caseiro para: Pele Mista

Essa receita de esfoliante caseiro para a pele mista também serve para todos os tipos de pele. Apesar que a pele mista não é nem oleosa e nem seca, ela ainda possui uma oleosidade na zona T do rosto, que é a testa, o nariz e o queixo. E nas demais áreas há um certo ressecamento no rosto.

Muita gente não sabe, mas o mamão é rico em nutrientes com propriedade antioxidantes (carotenoides, vitamina C e flavonoides). Além disso, também possui vitamina do complexo B, ácido pantotênico e ácido fólico.

Como também minerais potássio, cobre e magnésio, além de fibras. Por isso, o mamão é um ótimo ingrediente para esfoliante caseiro de pele mistas.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de açúcar cristal;
  • Meio mamão.

Modo de preparo:

Para fazer é simples, basta misturar o mamão amassado com o açúcar, após isso, aplicar sobre o rosto, esfoliando a pele por 3 minutos com os mesmos movimentos circulares.

Feito isso, deixe agir por 10 minutos, em seguida, enxágue bem o rosto e finalize com um tônico facial ou loção adstringente.

Esfoliante caseiro para: Todos os Tipos de Pele

Essa receita serve para todos os tipos de pele, pois é rica em antioxidantes e propriedades rejuvenescedoras. O segredo está na cafeína da borra de café.

Pois, estimula a circulação sanguínea e ativa a regeneração celular. Contudo, se sua pele for oleosa e com muita acne, minha dica é que use a borra para o controle e prevenção da oleosidade e das acnes!

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de iogurte natural;
  • 1/2 xícara de açúcar;
  • 1 xícara de óleo de coco;
  • 1/2 xícara de sopa de borra de café ou 1/2 colher de café moído;

Modo de preparo:

Em um recipiente misture todos os ingredientes e aplique sobre o rosto com movimentos circulares durante 3 minutos. Feito isso, deixe agir por mais 10 minutos e, em seguida, enxágue.

Para finalizar use um tônico facial ou uma loção adstringente e seu hidratante de preferência.

Esfoliante caseiro para: Pele Sensível

As peles sensíveis merecem um cuidado maior. Pois, em geral a pele sensível quando irritada apresenta sintomas como descamação, vermelhidão e inchaço, podendo até mesmo coçar.

O ideal para essas peles é usar um esfoliante que não irrite ainda mais a pele. E sim, um que alivie os sintomas e promova cicatrização, como também a hidratação. Esses tipos de pele mais sensíveis é necessário estar constantemente com protetor solar FPS 40 e hidratantes para mantê-la mais saudável!

Para isso, o morango é uma boa opção, afinal é um ingrediente rico em nutrientes como as vitaminas A, C, E, B5 e B6. Além de minerais como cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio.

Já o iogurte possui alfa-hidroxiácido com alto poder umectante e clareador. E a aveia ajuda na nutrição da pele de maneira suave.

Ingredientes:

  • 125 ml de iogurte natural;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 4 morangos frescos;
  • 2 colheres de sopa de aveia fina;
  • 30g de açúcar cristal.

Modo de preparo:

Misture bem todos os ingredientes, amassando os morangos com o iogurte e o resto dos ingredientes. Após isso, aplique sobre o rosto o esfoliante caseiro, deixe agir durante 10 minutos e enxágue bem.

Bom gente, espero que tenham gostado dessas receitinhas que trouxe hoje pra vocês. No meu caso eu sempre faço a receita para todos os tipos de pele, porque a minha pele é mista e usando a borra de café me ajuda bastante!

Deixe aqui nos comentários qual dessa receitas vocês usam, se dão resultado na suas peles ou se vocês também tem alguma dica de beleza. Vou amar ler 🙂

Não esqueçam de compartilhar essas dicas que são sempre bem-vindas no nosso dia-a-dia e até a próxima!

Compartilhem esse post com todo mundo e até a próxima!

Me siga no Instagram: @blogchuvadeideias

+Dicas no Pinterest: Fernanda Antunes | Chuva de Ideias

Olá! Muito prazer sou Fernanda Antunes, estudante, blogueira e nas horas vagas cantora rs. Este é o meu blog. Criado com muito carinho com o intuito de dar dicas bem legais para ajudar a cada um que o visita e que ama praticidade. Sejam todos bem vindos para compartilhar suas ideias juntamente comigo. Espero que gostem, sintam-se em casa! Ah! E obrigada pela visita!

Receba Mais Novidades

Gostou deste artigo? Que tal me acompanhar nas redes socias para obter mais dicas? Você também pode receber notificações diretamente do seu aparelho celular ou computador, basta clicar no botão abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *