lavanderia pequena apartamento
Decoração,  Ideias,  Organização

Lavanderia Pequena: Descubra como Ganhar Espaço e deixar Organizada!

A lavanderia é sempre aquele lugar esquecido da casa quando falamos de decoração e organização. É o último lugar que pensaríamos em deixar bonito, porque nenhuma das visitas vão ficar olhando, não é mesmo?

Grandes parte das casas e apartamentos possuem uma lavanderia pequena e por ser um ambiente que fica posicionado nos fundos, elas acabam se tornando o lugar das “baguncinhas” que diariamente deixamos depositadas por lá.

Mas com um bom planejamento e algumas dicas conseguimos organizar esse cômodo, ganhar mais espaço, deixar ele mais agradável, funcional e bem bonito!

Então vamos conferir dicas práticas usando alguns materiais fáceis de adquirir que deixarão a sua lavanderia com mais amplitude para você!

Fonte: Pinterest

Como Ganhar Espaço e Organizar uma Lavanderia Pequena?

O ideal é aproveitar cada cantinho que têm na área de serviço, afinal, como o espaço é pequeno, então cada detalhe de espaço disponível é super bem-vindo para ter melhor aproveitamento.

Em apartamentos geralmente as cozinhas são integradas as lavanderias por isso quando for decorar a sua cozinha tente manter, o mesmo estilo de decoração na sua lavanderia para que não fique duas coisas distintas uma da outra nesse local.

Para que você obtenha uma sensação de amplitude no ambiente deixe o mesmo modelo de piso na lavanderia e cozinha, assim o local vai parecer maior.

É bom também ter armários que aguentem bastante umidade, afinal, a lavanderia e a cozinha são locais úmidos, por isso é bom ter um armário resistente.

Utilize Nichos e Cestos

Para manter a sua lavanderia organizada é preciso deixar tudo no seu devido lugar, então tenha um lugar determinado para cada tipo de objeto de modo que sua lavanderia fique mais organizada.

Separe roupas sujas, produtos de limpeza, materiais de faxina, entre outros produtos que podem ser organizados e colocados em nichos ou cestos — ótimos para facilitarem no dia-a-dia e para manterem a ordem da área.

Ao lavar as roupas, separe as roupas sujas por cores. Por exemplo: as roupas brancas em um cesto e as coloridas em outro, assim quando for lavar vai facilitar muito, poupando mais do seu tempo!

Veja abaixo inspirações com nichos e cestos na área de serviço:

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Aproveite a Parede com Prateleiras

Outra forma de aproveitar bem o ambiente é usando prateleiras nas paredes ou armários. Claro que os armários não cabem sempre em qualquer lugar, porém as prateleiras são ótimas para isso!

Os utensílios podem ser colocados nessas prateleiras. Como por exemplo: o sabão em pó, os alvejantes, limpa-vidros, amaciantes, água sanitária, etc. Podem servir também para colocarem outras coisas como até objetos de decoração ou plantas.

Para aproveitar bem as prateleiras é bom utilizar as que possuem um formato grande — podendo então aproveitar mais de uma função delas. Por exemplo: podemos colocar vassouras penduradas, cabides com roupas passadas, entre outras coisas.

Minha dica é que você possa investir em objetos com mais de uma função, principalmente em ambientes pequenos como o caso da área de serviço. Assim, aproveitando cada espaço existente no local.

Confira inspirações para você decorar a sua lavanderia com prateleiras:

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Use Painéis Pegboards na Organização

Grande parte das áreas de serviço sempre têm aqueles pequenos objetos jogados pelas bancadas. É sabão, luva, rodo, pá que colocamos aonde der deixando o ambiente todo desorganizado.

Os painéis pegboards na parede são ótimos utensílios para manter a organização de forma simples e barata na sua lavanderia. Eles contém furos que podem ser pendurados objetos pequenos que geralmente ficam jogados.

Esse tipo de painel é bastante vantajoso, pois ele permite que você organize os objetos de diversas formas dando até mesmo uma possibilidade de personalizar o painel com itens de decoração. Confiram essas ideias:

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Os objetos maiores como rodo, vassoura e pá podem ser pendurados também no painel pegboard ou com ganchos fixados diretamente na parede. Mantendo esses objetos na parede ajuda a ter um espaço mais limpo no chão facilitando caminho.

Usando a criatividade e a organização é possível sim, deixar a área de serviço bonita, funcional e agradável para o seu dia-a-dia. Assim não será mais preciso ficar escondendo a lavanderia com medo do que as pessoas vão achar, agora será um local tão atrativo quanto a casa!

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Prefira o Varal no Teto

Grande parte das pessoas que têm a lavanderia pequena optam por utilizar varal de chão, mas a desvantagem do varal de chão é que ele ocupa um bom espaço do chão tornando o ambiente menor ainda.

Por isso, prefira usar o varal de teto que tê dá a oportunidade de ter o espaço do chão mais livre, dando mais amplitude ao invés do varal de chão que iria ocupar mais espaço.

Veja a seguir alguns exemplos disso:

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Abuse de Objetos que ajudam a Ganhar Espaço

Projetar a otimização do ambiente, comprar móveis novos específicos sempre acaba gastando muito dinheiro. E não é toda vez que podemos gastar muito, né?

Às vezes o que temos que fazer é improvisar para deixar a decoração e a organização da melhor forma.

Por isso existi o DIY (Do It Yourself), onde fazemos projetos por conta própria seja por economia, seja pelo gosto do trabalho artesanal e pelas ideias criativas. Então, porque não fazer também para a área de serviço?

Por exemplo, os baldes podem ser usados como forma de nicho nas paredes para colocar os produtos de limpeza!

Você pode customizar cada objeto para que fique mais bonito o seu ambiente. É claro que o objeto tem que estar em bom estado para que a sua decoração não fique feia. Você pode pintar, decorar com planta, fazer conforme gostar dando charme na sua lavanderia!

Vejam algumas inspirações de DIY simples na área de serviço:

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Tenha uma Bancada na Lavanderia!

Para você ter mais proveito da sua lavanderia, uma ótima opção é instalar uma bancada acima da máquina de lavar, ela pode ser de madeira, de mármore ou de outro tipo de material resistente que preferir.

Assim, você obterá outro local para colocar seus utensílios e também deixar o ambiente mais bonito com uma decoração do seu gosto!

Confiram essas inspirações:

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Enfim, tenho certeza que ao colocar em prática todas essas dicas e com um bom planejamento a sua área ficará linda e funcional. Mantendo a organização e aproveitando cada detalhe do ambiente você vai obter bastante espaço na sua lavanderia.

Não deixe de se inspirar para ter ótimas ideias de como fazer e ter lindas decorações também. Se quiser mais inspirações como essas, siga o blog no Pinterest, lá tem várias imagens para você se inspirar!

Por isso se você gostou desse artigo, se foi útil para você, não deixa de comentar e compartilhar com todo mundo! Até a próxima, beijos!

Olá! Muito prazer sou Fernanda Antunes, estudante, blogueira e nas horas vagas cantora rs. Este é o meu blog. Criado com muito carinho com o intuito de dar dicas bem legais para ajudar a cada um que o visita e que ama praticidade. Sejam todos bem vindos para compartilhar suas ideias juntamente comigo. Espero que gostem, sintam-se em casa! Ah! E obrigada pela visita!

Receba Mais Novidades

Gostou deste artigo? Que tal me acompanhar nas redes socias para obter mais dicas? Você também pode receber notificações diretamente do seu aparelho celular ou computador, basta clicar no botão abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *