Estilo de vida,  Ideias,  Minimalismo,  Organização

O que é o Minimalismo e os Benefícios para você viver melhor!

Vivemos em uma sociedade cada vez mais consumista e que todos os dias somos influenciados pelas mídias a comprar mais e mais.

Muitos agem de forma inconsciente achando que para ter melhor qualidade de vida e felicidade, precisamos necessariamente consumir. É uma tendência que cresce grandemente e está piorando a cada dia.

Mas você acredita que há pessoas que são contra esse modo de vida?

Essas pessoas buscaram mudar suas vidas, suas escolhas para viver de forma diferente, longe de todo consumo desenfreado.

Em seu novo modo de viver diferentemente da sociedade, elas alcançaram a felicidade, qualidade de vida e experiências vivendo com o essencial.

Quer descobrir que modo de vida é essa?

Iremos falar sobre o Minimalismo. Se você nunca ouviu falar ou já ouviu mas não sabe exatamente o que é, aqui você irá descobrir sobre o que é o minimalismo e o impacto positivo que trás para nós em todas as áreas das nossas vidas.

A Trajetória do Minimalismo

O minimalismo surgiu como um movimento artístico e cultural no começo do século XX, relacionado ao design, arte, literatura, música, linguagem e tecnologia. Este movimento tinha o propósito de utilizar poucos recursos e elementos fundamentais, para priorizar o essencial.

O conceito do minimalismo que começou na arte, hoje trás o seu efeito com grande repercussão em outros sentidos. Tanto é que esse movimento se tornou uma filosofia de vida, mostrando que o importante é manter o que for essencial nas nossas vidas e descartar tudo aquilo que não serve mais.

Atualmente, dois escritores ganharam bastante notoriedade depois que lançaram o documentário ‘Minimalism: A Documentary About the Important Things’ ou em sua tradução ‘Minimalismo: Um Documentário sobre as Coisas que Importam’, cujo os autores são Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus.

Neste documentário algumas pessoas são entrevistadas e elas contam suas histórias após escolherem viverem com o essencial. Além disso, no documentário mostra a trajetória do Joshua e Ryan. O documentário visa mostrar a vida de pessoas que escolheram viver com o essencial.

Mas afinal, o que é o Viver com o Essencial?

Diversas pessoas acreditam que ser minimalista é viver com quase nada, é morar em uma casa bem pequena, é ter apenas um tanto de roupa, um par de sapato e uma bolsa. Mas não é bem assim, ser minimalista não significa também se livrar de tudo, não ter prazer de comprar e só viajar por aí.

Ou seja, o minimalismo é muito além de um estilo de vida ou movimento. É uma ferramenta primordial que pode auxiliar todos que estiverem dispostos a se livrar dos excessos em suas vidas, concentrando apenas no mais importante que é encontrar a felicidade, qualidade de vida, realização pessoal e, principalmente a liberdade. Isto é viver com o essencial.

Ame as pessoas e use as coisas

Esta filosofia de vida é para as pessoas que cansaram do consumismo e buscam por coisas que o dinheiro não pode comprar, como a flexibilidade e ter maior desapego dos bens materiais.

Ele é um movimento contrário, onde te ensina e te ajuda a priorizar tudo aquilo que realmente importa para a sua vida.

Portanto, o objetivo do minimalismo é fazer com que as pessoas diminuam o consumo e invistam em mais tempo com a família, amigos, experiências e atividades que lhes deem prazer.

Fonte: Pinterest

Benefícios do Minimalismo para Nossas Vidas

O consumismo leva as pessoas a um estado de frustração constante e nos tornamos tão negativos, que não sabemos desfrutar das coisas simples e belas da vida.

O minimalismo nos trás exatamente isso, nos mostra que ‘ Menos é Mais’, para vivermos com mais liberdade, com mais simplicidade e com a capacidade de enxergar a beleza da vida.

Por isso, ao praticar o minimalismo os benefícios em nossas vidas serão vários, embora cada pessoa possa adquirir benefícios diferentes de acordo com o seu modo de vida, portanto, aqui mostrarei 5 benefícios do minimalismo que impactaram a minha vida.

1 – O Minimalismo Te Ajuda a Identificar o Necessário

Quando identificamos o que é necessário nas nossas vidas, começamos a tomar decisões conscientes e isso nos liberta dos medos, preocupações, angústias, culpas e das armadilhas do consumo que acabamos construindo ao longo da vida.

Assim, avaliamos aquilo que verdadeiramente importa, tudo tem o seu propósito, tem o sentido de existir. Por isso, quando dá aquela vontade de comprar algo e não sabemos exatamente porque o queremos, pensamos bem e nossa consciência nos livra de adquirir coisas inúteis para nós ou para nosso lar!

2 – Ter Menos te dá Mais Dinheiro!

Ao termos menos coisas nos trás mais tempo, comprar menos coisas nos faz ter mais dinheiro e nos livra das dívidas. Ao invés de gastarmos nosso dinheiro com coisas desnecessárias, devemos usá-las com experiências úteis, com o que é de fato significativo.

Mas é bem obvio que ao termos menos coisas, conseguiremos ter mais dinheiro, porém, as pessoas não param para pensar o que realmente importar. O mais importante mesmo é ter coisas significativas, com mais qualidade nas nossas vidas, que possuímos não apenas por ter mas por ter um valor para nós, isso é o principal.


3 – O Minimalismo Traz Mais Liberdade de Tempo

Quando você se livra de tantas coisas que acumulava, você começa a perceber que tudo vai se encaixando, que antes não tinha tempo e agora tem. No seu dia a dia começa a ter mais leveza, o que não conseguia fazer antes por falta de tempo agora consegue.

Ter atitude minimalista faz com que isso ocorra, com que você possa ter mais liberdade de tempo para que consiga aproveitar melhor as outras coisas importantes da vida.

Por isso aproveite cada período da sua vida, aproveite para ler o livro que tanto queria, para fazer a faculdade desejada ou até mesmo o curso esperado. Aproveite a liberdade!

4 – O Minimalismo Ajuda na Organização

Quando começamos a praticar o minimalismo obtemos melhor organização na nossa casa, observamos que tudo fica mais fácil para ser encontrado, assim não ficamos mais naquela busca por tais coisas ou documentos.

Outro fato benéfico é quando se trata de manter a limpeza e a ordem, afinal, tudo se torna tão simples de organizar e manter a limpo diariamente que colabora para ter mais tempo.

5 – Viver com o Essencial, te traz Bem-Estar

Mudar o hábito não é algo simples de começar a fazer e nem irá mudar tudo da noite para o dia, porém, quando se toma o primeiro passo para essa mudança, gradativamente você começa a notar melhorias na sua vida, até na sua saúde e as recompensas são grandes.

Viver uma vida menos complicada é melhor para a nossa saúde mental, porque a correria do dia a dia, do trabalho, dos compromissos, de casa apenas nos trás estresse e cansaço.

O minimalismo surgiu para nos ajudar a viver com mais simplicidade, a viver mais feliz com o essencial e sem exagero. Quando você se encontra realmente feliz, você percebe que sua vida tem significado, você age com propósito, tudo se conecta com a essência.

Resumindo o Minimalismo

Fonte: Pinterest
  • Minimalismo é você ter o suficiente de tudo aquilo que é importante para você.
  • É preciso reduzir para ter mais; é fazer escolhas conscientes, ao invés de ser influenciado pela mídia.
  • Não precisa de excesso, o importante é entender o que é suficiente para a sua vida.
  • Se desfaça das coisas velhas e sem importância para dar lugar a algo novo e significativo.
  • Quando sentir vontade de comprar, primeiro avalie se aquilo é mesmo necessário.
  • Acumular é um hábito, por isso, mude o seu hábito.
  • Viva com mais liberdade e mais felicidade.
  • Priorize e invista em experiências construtivas, qualidade de vida e família .
  • Minimalismo é um processo gradual, não ocorre de uma hora para outra.

Documentário – Minimalismo: Um Documentário sobre as Coisas que Importam

E então, você é uma pessoa muito consumista? Agora já sabe sobre esse modo de vida e os seus benefícios.

Reflita sobre o que realmente importa na sua vida e seja uma pessoa que tenha as coisas mais importante e significativas, vivas suas experiências, viaje, aproveita o melhor da vida!

Por isso, não deixa de compartilhar com os amigos, familiares, com alguém que pode ser consumista demais e que precisa conhecer esse modo de vida para ter o que importa de verdade em suas vidas e ser mais feliz.

Olá! Muito prazer sou Fernanda Antunes, estudante, blogueira e nas horas vagas cantora rs. Este é o meu blog. Criado com muito carinho com o intuito de dar dicas bem legais para ajudar a cada um que o visita e que ama praticidade. Sejam todos bem vindos para compartilhar suas ideias juntamente comigo. Espero que gostem, sintam-se em casa! Ah! E obrigada pela visita!

Receba Mais Novidades

Gostou deste artigo? Que tal me acompanhar nas redes socias para obter mais dicas? Você também pode receber notificações diretamente do seu aparelho celular ou computador, basta clicar no botão abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *