Ideias,  Planejamento

O que é um Planner? Entenda tudo sobre Ele!

Durante o nosso dia-a-dia são tantas coisas para fazer em pouco tempo que pensamos até que não vai dar para realizar tudo o que queremos, são metas para serem realizadas, horários, coisas do trabalho, coisas de casa, datas, filhos… É muito simples descrever o tanto de deveres que temos que fazer diariamente e às vezes nem conseguimos organizar e planejar corretamente tudo isso!

Pesando nisso foi criado o Planner uma ferramenta que te auxilia na ORGANIZAÇÃO e PLANEJAMENTO de todos os seus afazeres para que no final do dia você tenha realizado todas as suas tarefas.

Afinal, o que é um Planner?

O planner traduzido significa “Planejador”. E o planner é um caderno impresso (não se engane, não é uma agenda!) que tem um formato específico, onde você pode colocar todas as suas informações de acordo com as suas necessidades mantendo tudo no mesmo lugar, te auxiliando na sua organização e no seu planejamento para você alcançar as suas metas e realizações.

O planner é a ferramenta que te ajuda na sua vida pessoal e profissional deixando-a mais organizada, prática e produtiva, assim conseguindo cumprir todos os seus planos e metas.

Porque Planner não é Agenda?

A diferença entre um planner e uma agenda é que a agenda serve para organizar os seus compromissos e lembretes diários datados, como um calendário. Caso você queira apenas organizar os seus compromissos datados, a agenda será perfeita para isso.

Mas um planner é mais além do que isso, poque nele você consegue organizar e planejar os seus compromissos sem datas, como viagens, metas, financeiro, etc. Com o planner você tem mais liberdade para personalizá-lo como quiser, podendo manter as suas informações que precisa no mesmo lugar de forma organizada.

Para que Serve um Planner?

Quando você sonha em fazer aquela viagem que deseja, mas não sabe por onde começar, o planner serve para te auxiliar. Então com ele você planeja a sua viagem e organiza com todos os detalhes o que quer fazer contendo também todas as suas informações na sua mão.

Se você é uma pessoa que gosta de fazer lista para tudo, saiba que o planner é o melhor lugar para fazer suas listas de compra, mercado, trabalho, quem vai para a sua festa, etc. Você também pode colocar o seu financeiro para ter controle e objetivos pessoais, mantendo tudo junto em suas mãos. São várias possibilidades de organização e planejamento que o planner oferece!

Porque ter um Planner Impresso?

Sabia que escrever a mão pode ajudar muito a organizar os pensamentos, faz você se concentrar mais na informação e a pensar melhor no que está escrevendo?

Estudos foram feitos e constataram que escrever a mão ajuda a você absorver melhor as informações para o seu cérebro. Isso é muito bom, principalmente quando não queremos esquecer alguma data importante ou um evento importante do nosso dia-dia, por exemplo.

Quando colocamos anotações no celular ou alguma informação no bloco de notas, geralmente nos esquecemos dela e dificilmente entramos novamente para vê-la. E isso é algo que usando o planner conseguimos evitar que aconteça.

No celular tem tantos aplicativos, tantas ferramentas que acaba tendo várias informações espalhadas de forma totalmente desorganizada e isso é muito ruim. Já com o planner você tem as suas informações juntas e organizadas no mesmo lugar de acesso e prontas nas suas mãos sem esquecê-las.

Por isso é tão importante ter um planner impresso, mas isso não o impede de ter um digital, basta você saber administrar mantendo tudo organizado no mesmo lugar e sempre com lembrete para não esquecer nada.

Os Tipos e Formatos dos Planners

Atualmente existem vários tipos e formatos de planners. Há os planners grandes, pequenos, personalizados, os de bolso, os não personalizados, os semanais, mensais, anuais, com datas e sem datas, então são inúmeros estilos de planners existentes nos mercados.

Veja a seguir os principais tipos de planners para você se organizar de forma prática e suas principais características, assim você descobrirá qual será o melhor para seu planejamento diário!

Semanal

O planner semanal é o que mais tem disponível para vendas nos mercados. Ele é feito por semana, ou seja, nele você consegue visualizar a semana inteira nas suas páginas. O layout das páginas podem ser linhas ou em colunas, como você preferir.

Esse planner é ótimo para quem gosta de deixar a sua semana organizada e de ter uma melhor visualização geral ao longo dos dias para saber o que precisa ser feito durante aquela semana e além disso, o planner te dá a possibilidade de priorizar as suas tarefas no decorrer semanal.

Mensal

O planner mensal é formado por mês, nele você consegue visualizar o seu mês inteiro em uma página. As páginas dos meses geralmente vem intercalada com outras páginas que tem o maior espaço para você anotar as suas informações mais longas. Porque os quadrados diários que vem no mês são para anotações curtas, como as informações mais importantes, por exemplo, os compromissos e tarefas indispensáveis.

Esse planner é ideal para quem quer organizar e planejar os seus dias a longo prazo, com uma antecedência, principalmente se você tem muitos compromissos durante o mês inteiro, por exemplo.

Ele te dá a oportunidade de colocar os seus planejamentos fixos do mês, assim, quando surgirem novos compromissos você terá como colocar em seu mês sem atrapalhar os outros compromissos fixos, podendo distribuir no decorrer das semanas para melhor aproveitamento do tempo diário.

Anual

O planner anual é possivelmente que seja o mais completo de todos, pois ele possui um plano de ação de metas com visão anual, mensal e semanal. Ele vêm normalmente com um pouco de tudo, por exemplo uma parte sobre o financeiro, espaços gigantes para checklists, lembranças, frases motivacionais, contatos, etc.

Esse planner é bom para quem prefere planejar o seu ano inteiro ou ao decorrer dele, fazendo as suas metas, os seus objetivos com antecedência sem perder nenhum prazo.

Sem Datas

Ter um planner sem data permite você preenchê-lo como quiser, te dando mais liberdade. Ele vem em branco, alguns vem com layouts de divisões em uma parte das páginas que vão te permitir montá-lo como desejar, do seu jeito conforme a sua imaginação.

Com ele você pode colocar as datas quando quiser nas suas anotações, pode colocar imagens, fazer listas enormes, como tantas outras coisas que achar melhor. Esse planner é totalmente livre para você usar!

Ele é perfeito para quem não tem uma rotina fixa, como uma semana cheia de coisas e outra vazia, por exemplo. É ótimo também para quem desejar ter um planner no meio do ano e não quer desperdiçar todas as páginas dos dias perdidos.

Tamanhos de Planners

Após ter escolhido o melhor formato de planner ideal para você, será necessário pensar no tamanho mais adequado de planner para você. Existe o planner de bolso que é pequeno e leve, geralmente quando aberto é em formato mensal. Ele é super fácil de carregar o tempo todo por ser especialmente pequeno, sendo ótimo também para quem deseja fazer poucas anotações.

Há também o planner médio que é bom para quem trabalhar e locomove o tempo todo e necessita de ter o planner nas mãos. E tem o planner grande que normalmente fica sempre na sua mesa de trabalho, no seu escritório ou na escrivaninha da sua casa, por exemplo.

Benefícios de um Planner Personalizado!

Há algumas empresas que trabalham com a produção de planners e te dão a opção de personalizar o seu planner como preferir, deixando a sua escolha todo o layout interno conforme as suas necessidades, incluindo ou retirando o que você achar desnecessário.

Nessas empresas você consegue personalizar a capa externa, podendo escolher as cores, as estampas que gostar e colocar o seu nome ou da sua própria empresa. Caso você tenha comprado um planner no meio do ano também é possível pedir para essas empresas fazerem o seu planner com a data da compra, evitando o desperdício dos meses passados.

O maior benefício de personalizar o seu próprio planner é que você poderá deixá-lo do seu jeito e montá-lo de acordo com a sua preferência.

Como Fazer um Planner?

Se você preferir fazer o seu próprio planner ao invés de comprar um, necessariamente será preciso que você tenha arquivos de layout interno do planner que deseja. Esses arquivos são as vezes disponibilizados e podem ser encontrados em vários sites especializados em planners.

Depois de conseguir juntar todos os arquivos que deseja, precisará imprimi-los e isso pode ser feito em casa mas, a qualidade da impressão feita em casa nem sempre é tão boa quanto levá-los para ser impressos em uma gráfica, porém fica ao seu critério como imprimir.

Após impressos para finalizar você vai fazer a sua capa e no final encaderná-los. E para encadernar de forma fácil é furando as folhas e colocando em um fichário ou até em um espiral. Pronto, seguindo os passos você terá feito o seu próprio planner!

Importante lembrar que o planner não é um milagre que vai solucionar todos os seus problemas, mas vai ser o seu auxilio para manter o seu, planejamento diário, semanal, mensal até mesmo anual.

Será necessário criar um hábito para nunca esquecer de usá-lo, porque se você o usar todos os dias colocando as suas metas, os seus planejamentos, suas informações, suas listas e anotações, você não irá mais esquecer de escrever nele e não se perderá durante o seu dia e assim se lembrará bem mais do que precisa ser feito.

Para a ajuda funcionar você terá que usar com disciplina o seu planner!

Agora você já conseguiu identificar qual é o melhor para você e para a sua correria diária, por isso não deixe de fazer o seu próprio economizando mais ou de comprar o que você mais gostou.

Coloque em prática para ter os seus dias organizados e bem planejados, tendo a oportunidade de distribuir o seu tempo com as tarefas e obter mais tempo com a família e o lazer!

Se você gostou desse artigo e estava precisando de uma ajuda com planejamento e organização, não deixa de comentar me contando a respeito, vou amar saber. E também compartilhem com quem precisa de um planner e de uma ajudinha com o dia-a-dia!

Olá! Muito prazer sou Fernanda Antunes, estudante, blogueira e nas horas vagas cantora rs. Este é o meu blog. Criado com muito carinho com o intuito de dar dicas bem legais para ajudar a cada um que o visita e que ama praticidade. Sejam todos bem vindos para compartilhar suas ideias juntamente comigo. Espero que gostem, sintam-se em casa! Ah! E obrigada pela visita!

Receba Mais Novidades

Gostou deste artigo? Que tal me acompanhar nas redes socias para obter mais dicas? Você também pode receber notificações diretamente do seu aparelho celular ou computador, basta clicar no botão abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *