Beleza,  Dicas

Óleo de Rícino: Para que Serve e Como Usar!

Você já ouviu falar do Óleo de Rícino? Se ainda não, hoje você vai saber o que é o óleo de rícino, pra que serve e como usar. Eu ganhei um pequeno vidro de óleo de rícino e soube que ajuda bastante no crescimento do cabelo e decidi compartilhar com vocês sobre esse óleo.

Esse óleo é bem conhecido e além de ser bom para o crescimento do cabelo, ajuda em outras áreas como por exemplo: ao combate da caspa. Então, vou hoje compartilhar com vocês quais são alguns dos benefícios do óleo de rícino. Bora lá!

Para que serve o óleo de Rícino?

O óleo de rícino é extraído da semente chamada mamona, tanto é que esse óleo também é conhecido como óleo de mamona. Esse óleo extraído da mamona que é o óleo rícino possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antioxidante, antimicrobiana e laxante.

Além disso, o óleo é muito rico em ácido linoleico, ácidos graxos, sais minerais e vitamina E. Contudo possuindo grande poder de limpeza e hidratação da pele e couro cabeludo.

Então, os principais benefícios do óleo de rícino são:

  • Hidrata o couro cabeludo, combate à queda e a quebra dos fios;
  • Hidrata a pele garantindo aspecto suave e macio devido à eliminação de radicais livres, a estimulação da produção de elastina, colágeno e retardando o aparecimento de linhas de expressão;
  • Combate a caspa e piolhos;
  • Previne e combate infecções por bactérias ou fungos devido a sua capacidade antimicrobiana;
  • Trata problemas digestivos por conta da sua propriedade laxante, como por exemplo: prisão de ventre;
  • Diminui as dores nas pernas e desconfortos causados pela artrose, artrite e gota, pois é analgésico e anti-inflamatório.

Contudo, o óleo de rícino possui muitos benefícios e ainda pode ser usado também para aliviar as erupções cutâneas na pele e o prurido.

Como usar o óleo de Rícino?

Pode ser usado para muitas coisas, como por exemplo: para hidratar os cabelos: você aplica o óleo diretamente no couro cabeludo ou coloca em uma máscara de hidratação.

Mas, para tratar prisão de ventre: você pode tomar 1 colher de sopa de óleo de rícino por dia, agora para hidratar a pele: você aplica o óleo sobre a pele e massageie suavemente.

Contudo, o óleo de rícino também serve para cabelos com pontas duplas e coceira. Afinal, além da hidratação, deixa o cabelo sedoso e brilhosos. Porém esse óleo têm um odor forte e que pode incomodar, mas para evitar o cheiro forte evite inalar o cheiro e use algumas gotas.

Além disso, o óleo também pode ser usado para o crescimento dos cílios, sobrancelhas e barbas. Por mais que não existem estudo científicos que comprovem isso, mas há relatos de que o óleo é eficaz.

Devidos Cuidados

Existem bastante pessoas que usam o óleo de rícino para tratar vários tipos de problemas, tanto ingerindo quanto aplicando na pele.

Apesar de ser considerado seguro, o óleo pode causar reações e efeitos colaterais em algumas pessoas, como por exemplo:

  • Diarreia: apesar que a melhor forma de aliviar a constipação, você pode ter diarreia que consumir muito o óleo. E a diarreia pode causar desequilíbrio e desidratação;
  • Induzir parto: O óleo é usado bastante pelos médicos para induzir o parto. Por isso que as mulheres grávidas devem evitar consumir;
  • Reações alérgicas: Em algumas pessoas pode dar reações alérgicas quando aplicada na pele. Então, antes de aplicar uma boa quantia na pele, teste com um pouco para saber se você não tem alergia.

Agora você já sabe o poder do óleo de rícino e os devidos cuidados que são precisos tomar. Espero que tenham gostado e que possam usar esse óleo com cuidado!

Compartilhem esse post com todo mundo e até a próxima!

Me siga no Instagram: @fernandaantunesoficial

+Dicas no Pinterest: Fernanda Antunes

Receba Mais Novidades

Gostou deste artigo? Que tal me acompanhar nas redes socias para obter mais dicas? Você também pode receber notificações diretamente do seu aparelho celular ou computador, basta clicar no botão abaixo:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *